google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Descubra qual é a melhor posição para dormir e descansar bem

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Descubra qual é a melhor posição para dormir e descansar bem


A necessidade de descobrir qual é a melhor posição para dormir normalmente surge quando as pessoas sentem dores, problemas na coluna ou dificuldade no sono. Basicamente, a melhor é, de fato, aquela em que você deita, relaxa, dorme e acorda descansado e recuperado.
Porém, levando em consideração que nós dormimos um terço do dia, ou seja, passamos um terço de nossa vida deitados, a posição pode determinar a forma e a flexibilidade da coluna, o que pode levar a dores e desconfortos. Portanto, podemos afirmar que existem posições que são mais favoráveis e outras menos para a manutenção da saúde.
A posição de dormir que menos beneficia a coluna é a de bruços, ou seja, deitado de barriga para baixo. Ela causa estresse em dois segmentos da coluna: na cervical (no pescoço) e na lombar (segmento mais baixo da coluna, próximo ao quadril). Um erro comum de quem dorme nesta posição é a utilização de travesseiro, pois seu uso aumenta as pressões e torções no pescoço.
A posição de barriga para cima é uma posição boa, que deixa a coluna mais reta. Porém, ela também não requer travesseiro, porque ele tira o pescoço e a cabeça do alinhamento ideal com o resto da coluna. Este desalinhamento desgasta e estressa a cervical. No máximo, pode ser utilizado um travesseiro bem fino e baixo. Algumas pessoas gostam de colocar algo debaixo dos joelhos. Isso alivia alguma possível tensão na região lombar. Mas a desvantagem é que essa posição estimula o ronco.
Por fim, das três posições básicas que podemos assumir ao dormir, temos a de lado, a mais indicada para a saúde da coluna vertebral. Mas também são necessários alguns cuidados para que ela de fato seja a melhor.
O travesseiro da cabeça deve ter a grossura semelhante à distância entre a orelha e o ombro. Portanto, o travesseiro deve ser largo e firme, que não deformem durante a noite (como por exemplo, os de pena/pluma). Também é importante o uso de um travesseiro entre as pernas, que vá do joelho até os pés. Ele deve dar suporte para que o peso da perna de cima não faça com que o quadril gire e produza uma torção e tensão na coluna lombar.
Não há problema da pessoa se colocar na posição fetal, aninhada, quando deitada de lado, contanto que ela siga essas dicas. Outra boa sugestão é que durma abraçando um travesseiro grande, mais robusto, que não permita que os ombros se fechem e se contraiam durante a noite.
Pode parecer trabalhoso, mas lembre-se que uma boa noite de sono é fundamental para a restauração da saúde, e em especial, dos tecidos musculares e articulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!