google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Falta de sol pode causar depressão no inverno

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Falta de sol pode causar depressão no inverno



Especialista diz que falta de sol causa depressão
Aquela preguiça de sair do sofá, de levantar da cama ou de fazer qualquer esforço físico no frio não é à toa. Ela tem uma explicação científica e pode ser sintoma de início de depressão. O motivo para toda esta indisposição é um hormônio conhecido como melatonina. A substância é produzida, principalmente, durante a noite ou na ausência de luz. Quando amanhece ou quando o sol aparece, a produção é interrompida. O hormônio proporciona relaxamento corporal, cansaço e sonolência, e é aí que vem a explicação para a maior indisposição nos dias de inverno, em que, muitas vezes, o sol mal sai de trás das nuvens. "Em lugares em que no inverno o dia é muito curto, quase sem luminosidade, o indivíduo vai ficando cada vez mais oprimido e pode ter uma depressão de inverno", disse José Hamilton Vargas, da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Segundo ele, o risco para a doença é grande, pois a pessoa cansada envia mensagens de estresse ao cérebro, o quadro se agrava com o passar do tempo, e pode se estender mesmo após a mudança de estação. "Sem luz, o cérebro para de produzir energia, é como se ele recebesse um sinal de que ele poderia hibernar."
Outro motivo para a depressão de inverno, segundo Carlos Navas, professor do Laboratório de Ecofisologia e Fisiologia Evolutiva do departamento de Fisiologia da USP, é que no frio as pessoas tendem a ficar mais tempo entre muros. "Para isso existe até a expressão Cabin Fever , termo usado para um tipo de claustrofobia em que uma pessoa ou grupo passa um período longo em ambiente fechado sem nada para fazer "que é um problema psicológico sério para muita gente e faz a vida no inverno muito complicada para uma parcela da população", afirmou o fisiologista. As consequências podem ser excesso de sono, indisposição, irritabilidade, estresse e ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!