google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Fumar pode prejudicar a fertilidade masculina, aponta estudo

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fumar pode prejudicar a fertilidade masculina, aponta estudo




Para o homem que quer ser pai, parece ser uma boa ideia parar de fumar. Isso porque, segundo recente estudo da Universidade de Saarland, na Alemanha, o cigarro afeta a produção de esperma (fluido que transporta os espermatozoides), o que pode levar à infertilidade.

Avaliando as concentrações de proteínas chamadas protaminas (P1 e P2) no esperma de 53 fumantes intensos - que consumiam mais de 20 cigarros por dia - e de 63 não fumantes, os pesquisadores notaram que os níveis de P2 eram 14% menores nos primeiros. De acordo com os especialistas, as protaminas cumprem um importante papel na formação do esperma, participando do desenvolvimento dos cromossomos, e essa menor concentração, assim como a diferença nos níveis de P1 e P2, nos fumantes poderia levá-los à infertilidade.

“Em homens normais, férteis, a proporção entre P1 e P2 é praticamente a mesma. Qualquer aumento ou diminuição nessa divisão representa algum grau de infertilidade”, explicou o pesquisador Mohamed Hammadeh. “Por causa dos efeitos ruins que o fumo tem sobre a fertilidade, os médicos deveriam avisar pacientes inférteis a parar de fumar antes de iniciar o tratamento”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!