Espero que você não se sinta pessimista com essa notícia, pois, segundo estudo recentemente publicado na revista Circulation, pessoas que são pessimistas, estando constantemente com emoções negativas, e que também são mais inibidas socialmente - o que é classificado como personalidade tipo D - enfrentam maior risco de terem problemas cardiovasculares.
Avaliando 49 estudos que incluíam mais de 6 mil pacientes “cardíacos”, cientistas da Universidade de Tiburg, na Holanda, descobriam que aqueles com esse perfil teriam três vezes maior risco de sofrerem eventos cardiovasculares futuros, como doença arterial periférica, insuficiência cardíaca, infarto e morte, e seriam mais propensos a angioplastia, transplante de coração e uso de marcapasso. “Descobrimos que a personalidade tipo D prevê a mortalidade e a morbidade nesses pacientes, independentemente dos fatores de risco tradicionais”, escreveram os autores.
“Pacientes tipo D tendem a experimentar maiores níveis de ansiedade, irritação e humor depressivo, enquanto não compartilham essas emoções com os outros por medo de desaprovação”, explicaram os autores, acrescentando que eles também respondem diferentemente ao estresse cardiovascular e tendem a ir menos ao médico. “Triar os pacientes cardiopatas para tais traços de personalidade poderia dar aos médicos a chance de intervir precocemente com aconselhamento psicológico ou comportamental e, provavelmente, melhorar os resultados cardiovasculares”, concluíram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!