Famosa por suas propriedades nutritivas, a banana pode se tornar uma arma no combate à Aids. Um recente estudo do Centro Médico da Universidade de Michigan, nos EUA, indica que um composto chamado lectina BanLec, encontrado na fruta, é um inibidor natural do HIV - vírus transmissor da doença.
Publicada no Journal of Biological Chemistry, a pesquisa mostra que o composto pode ligar-se à estrutura de carboidratos, como os encontrados na cobertura do HIV tipo 1, bloqueando a ação do vírus antes que ele possa se fixar às células sanguíneas. Dessa forma, quando um vírus aparece, ela pode ligar-se a ele impedindo infecções. “Baseados nesses resultados, o BanLec é um componente com potencial para um microbicida antiviral que poderia ser usado para prevenir a transmissão sexual do HIV-1”, escreveram os autores.
De acordo com os especialistas, a vantagem dessa proteína da banana é que ela poderá deixar o tratamento mais barato do que os atuais coquetéis antiaids. O uso de um microbicida à base do composto em forma de gel ou creme a ser espalhado nos órgãos sexuais masculino ou feminino poderia ser um grande ganho no combate à disseminação da doença. Entretanto, muitos estudos ainda são necessários antes do uso clínico dessa proteína da banana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!