google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Uma técnicas para controlar a broca-do-olho do coqueiro

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Uma técnicas para controlar a broca-do-olho do coqueiro

A broca-do-olho do coqueiro é considerada uma das principais pragas do coqueiro e do dendezeiro. Além de sua larva danificar a região do crescimento do coqueiro, o adulto é o principal transmissor do nematóide Bursaphelenchus cocophilus, agente causador da doença letal do coqueiro conhecida como anel-vermelho.
Com o objetivo de controlar a praga e a disseminação da doença no campo, a Embrapa Tabuleiros Costeiros desenvolveu tecnologias simples que reduzem a população do inseto vetor por meio do uso de armadilhas com iscas atrativas.
 
As armadilhas são do tipo balde e PET. Esta com um custo muito mais baixo, pois utiliza garrafas de refrigerante, além de ser bastante eficiente e prática. No interior das armadilhas são colocados pedaços de cana-de-açúcar ou outros materiais com poder de fermentação, como mamão, mandioca, casca de coco verde, abacaxi, e o feromônio, que é adquirido nas empresas Interacta (Alagoas) e Bio Controle (São Paulo).
 
Para reduzir a população da broca-do-olho nos coqueiros e a disseminação da doença anel vermelho nas plantações de coco e, também, as técnicas de liberação, via machos infectados ou iscas vegetais contaminadas com o fungo Beuveria bassiana, tecnologia que tem se mostrado eficiente na liberação do patógeno em campo, é recomendado que se busque a orientação de um técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!