google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Vocação leiga na Igreja e na sociedade

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Vocação leiga na Igreja e na sociedade

leiga (1)
Nesta última semana do mês vocacional, celebramos a vocação dos cristãos leigos na Igreja e na sociedade.
Normalmente, quando falamos em leigo pensamos em alguém que não entende de determinada coisa. Porém, tratando-se da vocação leiga na Igreja, referimo-nos ao grupo de todos os cristãos que, pelo Batismo, foram incorporados a Cristo, constituindo assim o povo de Deus e, a seu modo, participam da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, exercendo sua missão de cristão na Igreja e no mundo.
Os cristãos leigos recebem de Deus a graça de viver sua vocação na sociedade onde estão inseridos, buscando e sendo expressão viva do Cristo Jesus que “teve compaixão ao ver a multidão cansada e abatida como ovelhas sem pastor” (Mt 9, 35-38).
Duas são as dimensões da vocação leiga: primeiramente, os cristãos leigos são chamados a exercer diversas ações na comunidade eclesial e em diferentes formas de apostolado. Devem dar seu testemunho de vida e assumir diversos ministérios e serviços na evangelização, na catequese, na animação de comunidades, na liturgia, dentre outros.
A outra dimensão é a de atuar no mundo com a tarefa de ser fermento, sal e luz, seja pelo testemunho, seja pela ação transformadora na construção da sociedade justa e solidária, conforme os critérios evangélicos. Essa missão específica deve ser vivenciada pelos cristãos leigos na política, na realidade social, na economia, nos meios de comunicação, nos sindicatos, no mundo do trabalho, na cultura, na família e em tantas outras realidades.
Que Deus abençoe cada leigo engajado nas diversas pastorais e nos movimentos existentes em nossa Igreja, pois juntos somos o povo de Deus escolhido para a missão de evangelizar e anunciar o Divino Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!