google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Rebanho paraibano está livre da febre aftosa

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Rebanho paraibano está livre da febre aftosa

A Paraíba está entre os oito estados anunciados pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, nesse domingo (18), como livres da febre aftosa. Até o final do mês, deve ser assinado o termo que garante que o rebanho do estado não possui a doença, ampliando a circulação da produção paraibana.
O secretário de Estado da Agropecuária e Pesca da Paraíba, Marenilson Batista, considera que o anúncio do Governo Federal é essencial para que a produção tenha abertura em outros mercados do Brasil. “Éramos um estado com risco médio e passamos a ser um estado livre de febre aftosa, o que demonstra um esforço da gestão estadual em garantir a qualidade da nossa produção agropecuária”, disse o secretário, destacando as parcerias com o Ministério da Agricultura e com a Federações de Produtores.

Atualmente, a Paraíba possui um rebanho de 1,3 milhões de bovinos (bois) e 1,6 mil bubalinos (búfalos), os principais atingidos pela doença. Na primeira fase da campanha de vacinação deste ano, que aconteceu em julho, cerca de 1 milhão de animais receberam a dose da vacina, mas a meta é vacinar 100% do rebanho na segunda fase, em novembro. “Estamos buscando os inadimplentes, quem não vacinou o rebanho ou quem vacinou e esqueceu de enviar a comprovação. Quem não regularizar a situação fica impedido de participar de programas dos governos Federal e Estadual e não pode comercializar a produção”, alerta Marenilson.
Os produtores que ainda não vacinaram os rebanhos devem procurar as farmácias credenciadas pela Defesa Agropecuária, comprar as vacinas com nota fiscal, e, após vacinar o gado, levar a nota fiscal e o recipiente da vacina vazio até uma Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV). Lá, após comprovar que o animal foi vacinado, o produtor recebe os comprovantes da vacinação.
Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!