google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Confira lista: Selecionados Municípios que receberão recursos para o patrimônio histórico

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Confira lista: Selecionados Municípios que receberão recursos para o patrimônio histórico

Confira lista: Selecionados Municípios que receberão recursos para o patrimônio histórico
MTur
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou lista com 44 Municípios selecionados para receberem recursos para investimento restaurações, conservação, requalificações e implantações em cidades históricas localizadas em 20 diferentes Estados.

A escolha foi feita por meio de processo seletivo iniciado em janeiro deste ano. O nome dos Municípios e as ações a serem executadas estão na Portaria 383/2013, publicada na edição desta quinta-feira, 22 de agosto, do Diário Oficial da União (DOU).

Todos os Municípios escolhidos têm patrimônio histórico tombado a nível federal. O Iphan deve apresentar material técnico em relação a cada execução, antes do início dos trabalhos, que são de responsabilidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) modalidade Cidades Históricas.

Associação das Cidades Históricas

O investimento em Municípios que possuem parte do Patrimônio e da História do Brasil é bem visto pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em julho deste ano, com o apoio da entidade, foi fundada a Associação Brasileira das Cidades Históricas e Turísticas (ABCHT).

A Associação reúne aproximadamente 100 Municípios com este perfil. Dez deles são reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O prefeito de Olinda (PE), Renildo Calheiros, é o presidente do grupo. Aliás, Olinda é um dos Municípios listados pelo Iphan nesta portaria.

Foi por meio do Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, promovido pela CNM, que surgiu a ideia de criar a ABCHT. Além de trabalhar de maneira integrada, os associados querem buscar recursos conjuntamente; promover políticas públicas; capacitar profissionais e conscientizar a população para a importância de conservação do patrimônio.



Da Redação com CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!