google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Bactéria comum encontrada na boca desencadeia câncer colorretal

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

domingo, 18 de agosto de 2013

Bactéria comum encontrada na boca desencadeia câncer colorretal

Bactéria comum encontrada na boca desencadeia câncer colorretal

Pesquisadores da Case Western Reserve University of Dental Medicine, nos EUA, descobriram como uma bactéria oral comum pode contribuir para o câncer colorretal.

A descoberta abre novas e promissoras possibilidades de pesquisa para o desenvolvimento de abordagens capazes de prevenir e tratar a doença.

O estudo, publicado na revista Cell Host & Microbe, sugere que a bactéria Fusobacterium nucleatum (Fn) pode acelerar o acúmulo de células cancerosas.

Os pesquisadores também desvendaram como impedir o micro-organismo de se unir a células do cólon e, potencialmente, desencadear uma cascata de alterações que podem levar ao câncer.

As últimas descobertas avançam pesquisas de 2011, em que o líder da pesquisa Yiping Han e sua equipe identificaram uma molécula adesiva na superfície da bactéria Fn, chamada FadA, que pode se anexar à VE-caderina, receptor celular do grupo caderina em vasos sanguíneos.

Depois que Han e seus colegas concluíram o trabalho sobre FadA e VE-caderina, pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade de British Columbia descobriram que a presença de Fn foi maior em tumores malignos em comparação com o tecido circundante.

A equipe suspeitou, então, que Fn interagia com as células do cólon de forma semelhante àquelas nos vasos sanguíneos e focou no câncer colorretal.

Controlando a capacidade de Fn para se anexar ao receptor VE-caderina nos vasos sanguíneos, a equipe descobriu como FadA se ligou ao receptor E-caderina nas células do cólon.

De acordo com os pesquisadores, essa união desencadeia uma proteína chamada beta-catenina, que, entre suas muitas funções, tem duas ações importantes no processo de câncer: uma resposta inflamatória que altera o sistema imunológico, e outra que estimula o crescimento de células do câncer.

A equipe desenvolveu um novo peptídeo sintético que impede FadA de se anexar a E-caderina e incitar ações que levam ao desenvolvimento do câncer.

"FadA pode ser utilizada como marcador de diagnóstico para a detecção precoce do câncer de cólon. Ela também pode ser usada para determinar se o tratamento funciona de forma eficaz a reduzir a carga de Fn no cólon e na boca", ressaltam os pesquisadores.

A equipe salienta ainda que os resultados sublinham a importância da saúde bucal. Fn é uma bactéria oportunista que aumenta drasticamente na doença gengival.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!