google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Justiça anula concurso público realizado em 2012 na Paraíba; veja a cidade!

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 17 de agosto de 2013

Justiça anula concurso público realizado em 2012 na Paraíba; veja a cidade!

O concurso público da Prefeitura de Rio Tinto (a 50 km de João Pessoa) realizado em 2012 para preenchimento de vagas em várias áreas do órgão foi anulado pela Justiça e o dinheiro dos inscritos poderá ser devolvido. A decisão parte da juíza da comarca de Rio Tinto, Adriana Barreto Lóssio de Souza.

No início de 2013 o Ministério Público da Paraíba (MPPB) já teria se posicionado pela anulação do certame realizado pela prefeitura de Rio Tinto. O concurso está sob a responsabilidade da Empresa Exame & Consultoria Ltda.

A apuração da Justiça conclui que “há indícios de fraude sobre empresa realizadora, aliada ao método licitatório buscado, o qual não poderia ser pregão eletrônico, usado para compras, mas na modalidade de melhor técnica e preço, por haver trabalho intelectual em jogo” e constata ainda “graves danos aos participantes do certame, por colocar os mesmos em situação de desvantagem, ante a alegação de possível manipulação dos resultados”.

De acordo com a decisão, houve ofensa aos princípios que regem a administração pública. Os demandados foram condenados, solidariamente, ao pagamento de custas e honorários advocatícios, fixados em R$ 2 mil. Além disso, o valor da inscrição será devolvido aos participantes ou um novo concurso deverá ser feito, de forma que todos os que estavam inscritos neste que foi anulado participem gratuitamente.

O promotor de Justiça de Rio Tinto, Raldeck Oliveira diz “que a adoção de pregão, que é uma modalidade de licitação de tipo menor preço, não se revela adequado, tampouco conveniente para a contratação de empresa destinada a realização de concurso público com o propósito de preencher cargos do serviço público municipal".

Para Raldeck Oliveira, a elaboração, escolha do conteúdo programático, a definição de referências bibliográficas, a ordenação de gabaritos, a aplicação e correção de provas, o exame de recursos, a divulgação de resultados, enfim tudo que está vinculado ao certame, "sem sombra de dúvida, é tarefa altamente especializada, vez que apresenta faceta de caráter complexo".

Tanto a Prefeitura de Rio Tinto como a empresa Exames e Consultoria LTDA, podem recorrer da decisão.





Da Redação com correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!