google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Casos de sarampo já tem 106 suspeitos na Paraíba e SES fala em surto

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Casos de sarampo já tem 106 suspeitos na Paraíba e SES fala em surto

Casos de sarampo já tem 106 suspeitos na Paraíba e SES fala em surto
Criança com sarampo
Os casos suspeitos de sarampo continuam a aumentar na Paraíba. Em pouco mais de um mês, as notificações cresceram 58,21%, saltando de 67 (até 27 de junho) para 106 (até quarta-feira). João Pessoa lidera os registros, com 95 casos suspeitos e dois confirmados, seguida de Bayeux, com quatro notificações.
Por esse motivo, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) – que já fala em surto – está alertando à população sobre a importância da vacinação. A imunização, segundo explica a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, é feita por meio da vacina tríplice viral, que imuniza também contra rubéola e caxumba.
“Desde o mês de maio temos registro de casos reagentes para sarampo no município de João Pessoa, e a melhor forma de controlarmos a doença é a vacinação. A imunização está disponível nas unidades básicas de saúde de todos os municípios”, destacou Talita.
A gerente também explicou que as notificações são feitas a partir da assistência básica, que, ao identificar pessoas com sintomas característicos, encaminha amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que, por sua vez, as repassa para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse processo demora, em média, até 30 dias, por isso as confirmações dos casos de sarampo ainda estão sendo analisadas.
Devem estar em alerta as pessoas que, independentemente se tomaram vacina ou não, apresentarem febre e exantema maculopapular (manchas vermelhas), acompanhados de sintomas como tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente do histórico de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou de contato com alguém que viajou. A orientação é procurar um serviço de saúde para avaliação.
Muito contagiosa
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A doença é transmitida diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções do nariz e da faringe, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. É por isso que essa forma de transmissão é a responsável pela elevada contagiosidade da doença.
Viajantes devem se prevenir
SES também está alertando os participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que estão retornando de viagem. Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, isso se deve à ocorrência de surto da doença em investigação na Paraíba, além da participação de paraibanos de diversos municípios do Estado na JMJ. “Casos suspeitos devem ser comunicados às secretarias de saúde”, disse Talita. Quem vai viajar também deve estar atento e se vacinar pelo menos 15 dias antes do embarque. Profissionais das áreas da saúde, educação e turismo, e caminhoneiros também devem ser imunizados.
“Diante de um caso suspeito de sarampo, recomenda-se que o viajante comunique imediatamente à vigilância epidemiológica de seu município para receber as orientações necessárias. Na impossibilidade de conseguir comunicar à Secretaria de Saúde do seu Município, informar à Secretaria de Saúde do Estado através dos telefones do Núcleo de Doenças Transmissíveis Aguda, (83) 3218-7331, ou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Estadual, que atende 24 horas, (83) 8828-2522”, esclareceu Talita.
Alerta
Diante da ocorrência de casos reagentes em João Pessoa, a SES recomenda às secretarias municipais de Saúde que alertem aos agentes e profissionais de saúde das unidades públicas e privadas, enfatizando que, diante de um caso suspeito, seja feita a notificação nas primeiras 24 horas por telefone à SMS, SES ou Cievs (3218.7331 ou 8828.2522, onde serão dadas as informações necessárias quanto ao isolamento domiciliar até o final do período de transmissibilidade (4 dias após o início do exantema) e outras.






Da Redação com jornal correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!