google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Professores e estudantes do CDSA conhecem experiência agroecológica

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 31 de maio de 2011

Professores e estudantes do CDSA conhecem experiência agroecológica


Professores e estudantes do CDSA conhecem experiência agroecológica
Como atividade de aprimoramento técnico, um grupo de professores e estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG (Campus Sumé) estiveram visitando, nesta segunda-feira (30), o sítio Almeida, na cidade de Lagoa Seca-PB.
De propriedade dos irmãos Severino e Osvaldo Maciel, o sítio é considerado um exemplo bem sucedido de prática da agricultura familiar desenvolvida com bases agroecológicas.
A visita contou com a presença do técnico agropecuário e professor da Escola Agrotécnica de Sumé, Augusto Jorge, da produtora da Feira Agroecológica de Sumé, Luciana Mota, das estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Darc Morais e Franciely Maciel, e da professora Leide Alencar (do CDSA), coordenados pela professora Adriana Vital.
Em pouco mais de 1 hectare é realizada uma grande diversidade de atividades, que incluem cultivo de hortaliças (alface, coentro, cenoura, couve), fruteiras (umbu, caju, mamão, laranja, atimóia), feijão, milho, além da manutenção de uma área com gramas que servem de alimentação para os animais.
Na área existe uma barragem subterrânea que dá suporte as atividades de cultivo, permitindo o aporte contínuo de água via irrigação. “É realizado também o correto manejo dos resíduos orgânicos através da produção de composto (resíduos das culturas - resíduos da vegetação espontânea - esterco), e cobertura morta realizada na área de fruticultura”.
“A propriedade conta com o apoio do programa PAIS do Sebrae e toda a produção é feita em sistema de plantio direto. Já o controle fitossanitário (controle de pragas) no local é feito com a utilização de produtos naturais, ou seja, sem nenhum tipo de agroquímico”, destacou a professora.
Na oportunidade um dos proprietários, o senhor Severino fez uma demonstração do processo de enxertia em plantas por estaquia e borbulhia.
“Foi uma atividade prática, permitindo que os alunos vissem no campo vários aspectos que vêm sendo discutidos em sala de aula, e com isso aumentando e fortalecendo os conceitos básicos sobre agroecologia e manejo sustentável do solo”.

Ascom/CDSA - Rosenato Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!