google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Estudantes irão ganhar bicicletas para ir à escola

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

domingo, 29 de maio de 2011

Estudantes irão ganhar bicicletas para ir à escola

Crianças maiores de 6 anos, de todas as regiões do país, poderão ganhar nos próximos meses uma bicicleta para ir à escola. O foco do projeto do governo federal são estudantes que moram de 3km a 15km de onde estudam ou em locais de acesso precário, onde veículos motorizados - como o ônibus escolar - não conseguem chegar. Nesses casos, os alunos irão de bicicleta até o ponto de ônibus mais próximo. Para participar do programa, é preciso que a criança tenha autorização dos pais.
A presidente Dilma Rousseff anunciou a doação de 30 mil bicicletas escolares e capacetes para 81 municípios em projeto-piloto. Até o fim do ano, a ideia é chegar a 100 mil bicicletas. A iniciativa integra o projeto Caminho da Escola, criado para auxiliar os municípios na renovação da frota de veículos escolares.
“É um meio para facilitar o acesso à escola ou ao ponto de ônibus. Não vai substituir totalmente os veículos automotores ou barcos’’, disse José Maria Rodrigues de Souza, coordenador de apoio à manutenção escolar, do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Estados e municípios também poderão comprar as bicicletas com recursos próprios. Até agora, 26 cidades e o Distrito Federal demonstraram interesse em adquirir mais de 7 mil unidades.A definição de quais estudantes receberão a “bike’’, os trajetos seguros e a modalidade da doação -se o aluno fica com a bicicleta ou devolve ao fim do ano letivo- será feita por gestores locais. A recomendação, no caso daquelas cedidas pelo governo, é que sejam doadas aos alunos após dois anos de uso. Se o estudante deixar a escola, devolve a bicicleta.
Em Ubatuba (litoral paulista), a ideia foi bem recebida pelos alunos da Escola Presidente Tancredo Neves, onde 60% já vão pedalando para a aula.
Cinco crianças da escola participaram, em 2010, de uma pesquisa do Ministério da Educação para definir o modelo adotado no projeto. Leonardo Araújo Silva, 15, sugeriu que tivesse marchas e refletores e que o selim fosse mais confortável.
Os modelos escolhidos custam de R$ 240,00 a R$ 268,00. Segundo o secretário-adjunto de Educação do DF, Erasto Fortes, o projeto será adotado experimentalmente em duas escolas da cidade-satélite Recanto das Emas no segundo semestre.Serão distribuídas bicicletas para todos os alunos com mais de 14 anos e que moram a até 7 km da escola. “É um meio de transporte cheio de vantagens: mexe com a saúde, com o esporte e colabora com o ambiente.’’
Coordenadora da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia vê o projeto com cautela. “A bicicleta pode ser muito insegura se for simplesmente entregue à criança.’’JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!