google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : O São João de Sanharó este ano homenagear os Bacamarteiros da Barriguda é a tradição que vem sendo mostrada a todo o Pernambuco.

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 28 de maio de 2011

O São João de Sanharó este ano homenagear os Bacamarteiros da Barriguda é a tradição que vem sendo mostrada a todo o Pernambuco.


A origem do Grupo de Bacamarteiros do Sítio Barriguda, Município de Sanharó, Estado de Pernambuco, remonta o início do século XX, quando muitos homens, habitantes do nosso município, principalmente, do Sítio Barriguda, seguindo um costume adotado desde a grande seca de 1877, sedeslocavam para mata sul de Pernambuco, com a finalidade de trabalharem na colheita de cana, onde permaneciam por vários meses, depois de terem realizado o plantio e colheita de suas próprias lavouras, nos anos de bons invernos.
O processo de migração temporária permaneceu por várias décadas e, com a melhoria do acesso a lugares mais distantes, a área de trabalho foi se expandindo, chegando até ao plantio de fumo, em Arapiraca, Alagoas.
Tão constante era a opção de trabalho, que os membros da comunidade possuíam moradas feitas de taipa, nas regiões onde trabalhavam, servindo-lhes de alojamento, todos os anos, durante o tempo necessário. Dentre os pioneiros desta saga, destaque para Joaquim Mião, descendente’ de Maximiniano Nunes, um dos primeiros povoadores do Sitio Barriguda. A rota seguida por Joaquim Mião e demais companheiros (geralmente, parentes próximos), incluía, inicialmente, a cidade de Caruaru dai partiam, a pé, levando muitos dias de viagem, em direção às cidades de Escada, Palmares e Cabo de Santo Agostinho, onde existiam grandes usinas de açúcar e constante trabalho, em épocas de moagem.
Deduz-se que, do contato dos nossos sertanejos com os costumes e tradições de grupos folclóricos de Caruaru e Cabo de Santo Agostinho, onde assistiam às apresentações de Bacamarteiros e de cocos-de-roda, surgiu o desejo de se criar em nossos pagos algo parecido. Em 1906, Joaquim Mião resolve fabricar ele próprio uma “peça”, (apelido carinhoso que também se dava aos bacamartes), obtendo êxito total, na sua primeira empreitada, melhorada sistematicamente, na medida em que outras granadeiras iam sendo confeccionadas. Nascia assim o Grupo de Bacamarteiros da Barriguda, cuja formação sempre foi composta, exclusivamente, de agricultores da comunidade acrescido, tempos depois, do grupo de Coquistas, que são os próprios, seguidos de outros agricultores, de ambos os sexos, sem a obrigatoriedade de atirar, mas com o compromisso de dançar em círculo, ao compasso cadenciado dos pés, onde o solista do grupo é o encarregado de tirar versos, sempre rimados, cuja troca é efetuada, quando alguém se dispõe a rimar também.
Tradição, que faz de um sertanejo simples um atirador de festas, das juninas principalmente, que também está presente quando da morte de um dos seus membros, nas festas de nascimentos, casamentos e no mês mariano e que o deixa empolgado, sentindo-se mística e magnificamente enfeitiçado, quando toma a sua granadeira, criando os supersons, senhores do ruído e do trovão.

Programação Junina 2011

Abertura:
Dia: 04/06/11
22:00h Mastruz com Leite
00:00hVoadores do Forró

Dia 11/06/11
22:00h Forrozão· Pinga Fogo
02:00h Brasas do Forró

Dia 18/06/11
22:00h Forró Rei do Cangaço
01:00h Capim com Mel
Luiz Neto e Davi

Dia 23/06/11
22:00h Vilões do Forró
01:00h Forrozão Pau no Xote

Encerramento
Dia :25/06/11
23:00h Gatinha Manhosa
01:00h Nordestinos do Forró

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!