google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Paraíba - Fórum para juventude do campo discute combate às drogas

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Paraíba - Fórum para juventude do campo discute combate às drogas

matéria 23 09 13 forum juventude
Durante o II Fórum para a Juventude Assentada da Reforma Agrária da Região da Borborema Paraibana, cerca de 100 jovens das regiões do Agreste, Brejo, Cariri, Seridó e Vale do Paraíba discutiram o combate às drogas e as formas de organização da juventude do campo como enfrentamento para as grandes mudanças sociopolíticas
atuais. O evento ocorreu neste sábado (21), no Centro Marista de Eventos em Lagoa Seca, 130 km de João Pessoa.

Os jovens são de 35 áreas da reforma agrária acompanhados pela  Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção – Coonap. O objetivo do Fórum foi despertar os jovens quanto sua importância no contexto político atual, enfatizando um dos principais desafios para o desenvolvimento das gerações futuras: a grande acessibilidade e disponibilidade das drogas licitas e ilícitas. 


O tema “Juventude: organização e combate às drogas” foi abordado em dois momentos. O primeiro teve como assessor o vereador, especialista na luta contra a proliferação das drogas e pioneiro na busca por tratamento digno para dependentes químicos, em Campina Grande, Olímpio Oliveira.

O segundo momento, quando foram analisados aspectos relacionados às formas de organização sociopolíticas para a juventude do campo no Brasil, a assessoria foi realizada pelo sociólogo e membro da Rede de Educação Cidadã (Recid), Emanuel Barbosa.

A assistente social e coordenadora pedagógica da Coonap-Ates, Ana Cristina Silva de Oliveira, explica que o evento é uma das atividades anuais mais importantes para  o trabalho com os assentamentos.  “É no Fórum da Juventude que conseguimos ficar mais perto deles, ouvi-los e também trocarmos experiências”. Segundo ela, a luta é para que a juventude camponesa fortaleça a sua identidade e nunca desista dos seus ideais de conquista, diminuindo o êxodo dos jovens para as grandes cidades. “Temos que aproveitar o momento de protestos que vivemos para articulá-los em busca de melhorias na educação e na qualidade de vida, para esta faixa etária campesina”, enfatizou a assistente.

Além da programação de palestras, a equipe Coonap-Ates promoveu um momento de lazer para os jovens, com apresentações culturais e um trio de forró. “Vimos que é necessário proporcionar oportunidades de entretenimento para eles, não se pode pensar em juventude sem a promoção de entrosamento e resgate cultural. O momento de descontração serve justamente para aproximá-los e fazer com que valorizem as diversas formas de cultura de cada região”, afirmou Ana.

A Coonap presta serviço ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e  atua nos assentamentos do Lote 04 da região da Borborema  trabalhando com a Assistência Técnica e Social (Ates),  em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social (IDS).
COM MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!