google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Número de ovinos mortos, após temporal, pode chegar a 30 mil no Uruguai

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Número de ovinos mortos, após temporal, pode chegar a 30 mil no Uruguai



A Secretaria Uruguaia da Lã (SUL) está realizando um novo levantamento da mortandade de ovinos, ocorrida no norte do país nos últimos 3 dias. O chefe das equipes de veterinários da Secretaria, Jorge Bonino, disse que o número total, não se sabe ainda, mas pode chegar a 30 mil cabeças.
Entretanto, a perda pode ser maior, já que há produtores que tiveram pequenas perdas e ainda não denunciaram essas mortes.
Os municípios mais afetados foram Artigas, Salto, Tacuarembó, Paysandú e Cerro Largo. O temporal, que iniciou no fim de semana, com intensa chuva, fortes ventos e brusca baixada de temperatura (de 35º a 1º), afetou principalmente aos cordeiros recém nascidos, as ovelhas recém paridas e os ovinos recém esquilados.
O presidente da SUL, Joaquín Martinicorena, disse que os produtores de Artigas, Salto y Paysandú, "sofreram a morte de uma quantidade importante de ovinos, muitos dos quais haviam sido esquilados recentemente".

Somente em Tacuarembó, a Associação Rural contabilizou mais de 5 mil ovinos mortos. Em Salto, varios produtores perderam até 2 mil ovelhas nos últimos días.
"Nunca vi nada igual e as pessoas do campo com muitos anos de trabalho não lembram de ter visto algo assim, nem que seus pais ou avós tenham contado algo assim", se lamentava Walter Galliazzi, produtor de Salto, enquanto recolhia as ovelhas mortas e as depositava numa vala para depois incinerá-las.
Além da perda de grande parte do rebanho, alguns produtores ainda tiveram danos significativos em suas propiedades. Colheitas perdidas, estradas danificadas e interrompidas foram outras consequências do temporal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!