google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : A mosca-dos-chifres prejudica a pecuária brasileira mas pode ser controlada

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A mosca-dos-chifres prejudica a pecuária brasileira mas pode ser controlada

O controle ideal da mosca-dos-chifres deve associar o químico e o biológico. No controle biológico, é importante a seleção dos inimigos naturais que cumpram eficientemente a sua função. No momento, os mais viáveis são os besouros coprófagos, conhecidos como rola-bosta.
Além de destruírem as massas fecais, onde as moscas-dos-chifres se desenvolvem, os besouros são importantes para o sistema solo, planta e animal, contribuindo para a desintegração de excrementos bovinos e sua incorporação ao solo. Os besouros rola-bosta podem ser criados em laboratórios ou nas fazendas.
A mosca-dos-chifres é responsável por um enorme prejuízo na pecuária brasileira. Ela é um inseto pequeno que permanece constantemente no corpo dos bovinos. Um animal com mais ou menos 500 moscas perde, em média, por ano, dois litros e meio de sangue, 40 quilos de peso, sofre redução de 5% a 15% na produção de leite, 15% de redução na taxa de prenhez e diminuição da libido dos touros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!