google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Detran exibe simulador de direção veicular que será adotado pelas autoescolas

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 28 de setembro de 2013

Detran exibe simulador de direção veicular que será adotado pelas autoescolas


Detran exibe simulador de direção veicular que será adotado pelas autoescolas

Até o dia 2 de outubro, os pessoenses poderão conhecer o modelo do simulador de direção veicular que será instalado nos Centros de Formação de Condutores de todo o país, a partir de primeiro de janeiro de 2014. O equipamento foi instalado na Praça de Eventos do Manaíra Shopping, em frente à Livraria Leitura, e pode ser visto e testado dentro do horário de funcionamento do shopping.

A apresentação do simulador foi feita pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rodrigo Carvalho, na noite dessa sexta-feira (27). Ele foi um dos primeiros a testar o equipamento e explicou que uma das situações simuladas é referente aos efeitos do consumo de álcool antes de dirigir. Porém, o equipamento também simula situações enfrentadas pelo condutor do veículo como curvas, chuva e neblina.

O equipamento ficará exposto em João Pessoa, até o dia 2 de outubro. Agentes de trânsito do Detran estarão no local durante todo o período de exposição distribuindo material educativo e adesivos da Operação Lei Seca. O simulador de direção veicular também será apresentado em Campina Grande. Lá, o equipamento ficará exposto no Shopping Boulevard, de 3 a 7 de outubro, próximo ao Banco do Brasil e ao Hiper Bompreço.

Por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os simuladores de direção veicular devem ser instalados nos Centros de Formação de Condutores, até o dia 31 de dezembro, e serão utilizados durante a formação dos candidatos à carteira nacional de habilitação categoria “B”.

O objetivo da implantação é utilizar a tecnologia para que os candidatos tenham noções de direção veicular, antes do acesso real ao veículo, que só acontece nas aulas práticas. Utilizando os equipamentos, os futuros condutores passarão por situações que irão permitir o domínio da máquina, como se estivessem dirigindo um veículo de verdade. A simulação da prática de direção veicular deve ser ministrada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito e do Distrito Federal.

Serão exigidas cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco.

Os futuros condutores só poderão utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas-técnicas e antes da realização do exame teórico. As aulas serão ministradas pelo instrutor de trânsito, o diretor de ensino, ou o diretor geral do Centro de Formação de Condutores (CFC), que deve acompanhar e supervisionar cada candidato.

Para a implantação do simulador nos CFCs, foram necessárias alterações na Resolução Contran nº 168/2004, que institui as normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos e na Resolução do Contran nº 358/2010, que trata de procedimentos de credenciamento de instituição ou entidades públicas ou privadas voltadas ao aprendizado de candidatos e condutores.



Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!