google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Ovinocaprinocultura deverá ser aperfeiçoada no país

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ovinocaprinocultura deverá ser aperfeiçoada no país

A experiência de cinco países na criação e comercialização dos produtos da ovinocaprinocultura servirão como exemplo para o Brasil. Mesmo este sendo um mercado rentável do agronegócio, o Brasil consome pouco e produz menos ainda. Para estimular o mercado e qualificar melhor os produtores, o Sebrae Paraíba, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), está realizando um estudo sobre a ovinocaprinocultura no Brasil. Nesta sexta-feira (27), consultores do projeto viajam para o Reino Unido e a Espanha. Em outubro, conhecerão a realidade do Uruguai, Nova Zelândia e Austrália, países que são referência internacional nesse mercado.
“No início de dezembro vamos apresentar em Brasília o resultado final desse estudo e poderemos entender melhor a nossa cadeia produtiva. Já que nosso país e, mais especificamente a região Nordeste, possui um grande rebanho de caprinos e ovinos, por que essa carne não chega ao consumidor final? Quais atitudes temos que tomar para oferecer o que o mercado precisa?”, indaga o gestor do projeto e analista técnico do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira.
Dados do IBGE mostram que cada habitante brasileiro consome por ano cerca de 250 gramas de carne caprina e ovina, enquanto que o consumo de carne bovina é cerca de 20 vezes maior. Mesmo com o consumo baixo, o Brasil ainda importa em torno de 5 mil toneladas de carne ovina e caprina por ano. “Ou seja, há um mercado a ser explorado, que precisa aumentar a sua oferta. Mas para isso temos que trabalhar desde a criação dos animais, com tecnologia e inovação”, ressaltou Jucieux Palmeira.
O Brasil tem um rebanho de cerca de 10 milhões de caprinos e 14 milhões de ovinos, de acordo com dados do IBGE. Deste total, 91% do rebanho de caprinos e 56% do de ovinos estão na região Nordeste. A maioria está localizada em área semiárida, que atravessam longos períodos de estiagem. “A Austrália, por exemplo, possui um clima seco, muito parecido com o do Nordeste brasileiro. Por isso queremos conhecer as experiências relevantes e os fatores que influenciaram o sucesso desses mercados. Nossa ideia é formular estratégias para diminuir as limitações e potencializar oportunidades”, completou o analista do Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!