google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Minuto no Campo: Um consórcio que dá certo: mandioca entre fileiras de bananeira tipo Terra

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Minuto no Campo: Um consórcio que dá certo: mandioca entre fileiras de bananeira tipo Terra


Plantio de mandioca entre fileiras de bananeira tipo terra é pauta do prosa ruralPara evitar uma competição de uso de áreas para o plantio das duas espécies, onde se produz tanto a mandioca como a banana tipo terra de forma solteira, os pesquisadores da Embrapa testaram e aprovaram o uso das duas plantas numa mesma área, o que permite uma produção consorciada e bem resolvida. A alternativa sugerida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, d Cruz das Almas, na Bahia,  seria cultivar a mandioca entre as fileiras de bananeiras.
Os motivos que levaram os técnicos ao novo sistema são de que as plantas perenes, no caso da bananeira, não dão retorno econômico na fase de estabelecimento e tem, na fase inicial de crescimento, eficiência baixa no aproveitamento da energia solar, da água, dos nutrientes e do espaço. A colheita da bananeira tipo Terra, comum na região, tem início a partir dos 20 meses de idade da planta.
Os sistemas consorciados, quando adequadamente arranjados considerando os tipos de plantas, tempo e espaço, representam aumento na eficiência de uso da terra, além da diversificação de culturas na área e obtenção de pelo menos dois produtos para comercialização. Altas produtividades de mandioca podem ser obtidas, em consórcio, quando sua implantação for realizada nos primeiros estádios de desenvolvimento da bananeira.
Preferencialmente, deve-se plantar a mandioca na mesma época da bananeira, com atraso de até um mês. Plantios de mandioca em áreas já estabelecidas com bananeiras têm sido praticados por agricultores, no entanto, ocorrendo crescimento excessivo das plantas (estiolamento) e menor produtividade de raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!