google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Produtores de leite da PB estão sob novas regras

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Produtores de leite da PB estão sob novas regras

Entre as medidas, está a determinação de que o gado deve ser mantido em local com piso impermeável para facilitar a limpeza e o escoamento de água. 

Os cerca de 4.500 produtores de leite da Paraíba terão que se adequar às novas regras exigidas pelo Ministério da Agricultura, que passaram a valer no último domingo, com o objetivo de aumentar a qualidade do produto. Entre as medidas, está a determinação de que o gado deve ser mantido em local com piso impermeável para facilitar a limpeza e o escoamento de água.

Outra ordem é o controle da temperatura para a pasteurização do leite na média de 4°C, além de ser necessário definir uma dependência própria para a retirada do leite. As novas normas foram publicadas no Diário Oficial da União, através da instrução normativa nº 62, que estabelece ainda prazos e limites para a redução de Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS) até 2016, a iniciativa visa aprimorar o controle sanitário do rebanho, além de obrigar que a análise laboratorial do leite seja realizada.

Na Paraíba as regras só serão exigidas a partir de janeiro de 2013. Até o ano passado os índices de Contagem Bacteriana Total e Células Somáticas podiam chegar a 750 mil por mililitro, mas a partir deste mês, a tolerância permitida é de 600 mil por mililitro.

Segundo o presidente da Cooperativa Agropecuária do Cariri, Marcelino Trovão, as maiores dificuldades para seguir a medida normativa seriam a energia deficitária para manter os tanques de resfriamento, as estradas de acesso dos municípios produtores, que dificultam o transporte do produto, reduzindo sua qualidade devido à condições inadequadas de transporte e a própria consciência dos pequenos produtores. “Apesar da cooperativa fazer o acompanhamento sanitário do rebanho, alguns produtores ainda não têm em mente a importância da higienização durante o processo, seria necessário campanhas educativas para mudar esta realidade”, contou.

A cooperativa tem cerca de mil fornecedores de leite, oriundos de 31 municípios do Cariri, Seridó e Vale do Piancó, juntos eles produzem 55 mil litros de leite por dia.

De acordo com o diretor executivo do Programa do Leite na Paraíba, Vital Costa, um plano está sendo estudado para avaliar de que forma os fornecedores de leite do Estado irão se adequar às normas, de forma gradativa.

O secretário de Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Marenilson Batista, foi procurado pela equipe de reportagem do JORNAL DA PARAÍBA, mas até o fechamento desta edição, ele não informou que medidas serão tomadas para que os produtores paraibanos cumpram às exigências do Ministério da Agricultura.

JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!