google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Chegada do ensino superior revoluciona desenvolvimento do Cariri

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Chegada do ensino superior revoluciona desenvolvimento do Cariri


Image 
UEPB em Monteiro - Foto: CL 
 
Na semana em que a Serra Branca FM comemora 20 anos de fundação e serviços prestados ao Cariri da Paraíba, a equipe de jornalismo da emissora iniciou uma série de reportagens especiais que vai relatar os avanços e desafios dessa rica região. Na primeira matéria, apresentada no Jornal Integração da Campina FM desta segunda-feira (09), mostrou-se como a educação tem mudado para melhor a história e a vida do caririzeiro.

Mesmo com inquestionáveis desafios, a instalação de três pólos de ensino superior e técnico tem melhorado não apenas o nível intelectual dos habitantes do Cariri, mas especialmente sua economia. A instalação da UEPB e IFPB em Monteiro, e UFCG em Sumé tem dinamizado a economia regional e proporcionado novas perspectivas de desenvolvimento regional.

Para se ter uma idéia, segundo informações prestadas pelo diretor do campus da UFCG de Sumé, Márcio Caniello, com apenas dois anos de instalação da instituição, a Secretaria do Tesouro Nacional registrou um aumento de 100% na arrecadação de impostos.

Ângela Leite é natural da cidade de Parari e estuda atualmente na Universidade Estadual da Paraíba em Monteiro. Segundo ela, a vinda do ensino superior para a região não apenas encurtou distâncias, mas aumentou possibilidades. “Hoje temos acesso a cursos com mercado de trabalho em expansão em várias cidades do País e podemos estudar bem próximo a nossas casas”, acentuou.

Ex-deputado federal, com forte atuação na região, Álvaro Neto reconhece as riquezas geradas no Cariri a partir da vinda dos pólos universitários, mas faz uma crítica. Para ele, a implantação do ensino superior no Cariri se deu de forma desigual e injusta para com Serra Branca. Enquanto Monteiro recebeu duas instituições e Sumé uma, Serra Branca, que é a cidade mais bem localizada da região, ficou de fora.

Buscando resgatar o tempo perdido, o deputado federal Luis Couto conseguiu para Serra Branca uma das 15 escolas técnicas que serão implantadas pelo Governo do Estado em vários municípios paraibanos. O projeto do petista, segundo relata seu assessor Rafael Maracajá, é bem maior e pretende transformar a cidade num grande pólo de ensino técnico na região.

“Serra Branca já conseguiu uma das escolas técnicas que serão implantadas pelo Governo do Estado em cidades da Paraíba e está com projeto tramitando no Ministério da Educação que busca construir uma Escola Técnica de nível superior e com recursos federais para consolidar a cidade como pólo de ensino técnico na região”, disse Rafael.

Com grandes avanços já conquistados e perspectivas ainda mais animadoras para o futuro, o Cariri se enche de esperança e espera ver brotar em meio à aridez de seu solo, frutos de uma educação forte e uma população qualificada para o mercado de trabalho.

A segunda reportagem da série especial será apresentada nesta terça-feira (10) e mostrará a situação da malha rodoviária do Cariri, que hoje é a região com menor número de rodovias estaduais pavimentadas.
Klebson Wanderley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!