google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Praga acaba com plantações de palma do Cariri e prefeito de Boa Vista aponta descaso dos governos com o problema

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Praga acaba com plantações de palma do Cariri e prefeito de Boa Vista aponta descaso dos governos com o problema


Verificada inicialmente em Pernambuco há 11 anos, a praga da Cochonilha do Carmim se espalhou por plantações de vários estados do Nordeste e na Paraíba a região mais prejudicada foi o Cariri. Hoje, em quase todas as cidades da região a praga tomou conta das plantações e isso tem tirado o sono de milhares de agricultores.
O prefeito de Boa Vista, Edvan Leite, acredita que 70% da cultura da palma do Cariri foi dizimada e na visão dele, os produtores rurais da região estão servindo de cobaia para técnicos que não tem estrutura para resolver em definitivo o problema. “Ora, uns vem e dizem que podemos acabar com a praga com cloro, outros com detergente. Que eu saiba detergente serve para lavar roupa”, brincou o prefeito.
Edvan denuncia ainda que os governos estadual e federal viraram as costas para o Cariri no tocante ao problema. Para ele, se a praga tivesse relação com uma grande plantação no sul e sudeste do País, há tempos uma solução havia sido apresentada.
Edson Batista Lopes é pesquisador da Emepa e comunga com o pensamento do prefeito caririzeiro. Segundo ele, a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária tem feito o que pode, mas não conseguirá dizimar a praga sem investimentos pesados do Governo do Estado.
A EMATER também tem atuado no combate a Cochonilha e já distribuiu palma forrageira, resistente portanto a praga, em mais de 10 mil propriedades de 21 municípios do Cariri Paraibano.
De Olho no Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!