google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Sol lançou forte tempestade geomagnética sobre a Terra

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sol lançou forte tempestade geomagnética sobre a Terra


Radiação começou a chegar à Terra uma hora após a erupção solar (Foto: Divulgação/NOAA)

A tempestade geomagnética mais forte em mais de seis anos deve atingir a Terra nesta terça-feira e pode afetar as rotas aéreas, redes de energia e satélites, disse o Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos Estados Unidos. 

A ejeção de massa coronal - uma grande parte da atmosfera do Sol - foi lançada em direção à Terra no domingo, conduzindo partículas solares energizadas a cerca de 2.000 quilômetros por segundo, cerca de cinco vezes mais rápido do que costumam viajar as partículas solares, disse Terry Onsager, do Centro. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_8wE4J_6ZAyrdcvNEPcTbCErGsrosSo9B6K_B1BnxN4CoEvgOexc-m6RQ8JJjKZ2Lelc_HPKEkJ_4hmg0DTdQlkZ-_qvg99eSwn4wsgfMWoExdHCnfy-X7M9jHRI3NUSIyB1QWOhHBqM/s400/4.jpg
"Quando nos atingir será como um grande aríete que empurra o campo magnético da Terra", disse Onsager, de Boulder, no Colorado. "Essa energia faz com que o campo magnético da Terra flutue". 

Essa energia também pode interferir em comunicações de alta frequência de rádio, usadas pelas empresas aéreas para navegar próximo ao Polo Norte em voos entre a América do Norte, Europa e Ásia, portanto algumas rotas podem ser mudadas, disse Onsager.
Também pode afetar redes de energia e operações por satélite, disse o Centro em um comunicado. 

Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional podem ser aconselhados a buscar abrigo em partes específicas da aeronave para evitar uma dose solar reforçada de radiação, disse Onsager. 

O Centro de Meteorologia Espacial disse que a intensidade da tempestade geomagnética seria provavelmente moderada ou forte, nos níveis dois e três de uma escala de cinco níveis, sendo o cinco o mais extremo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!