google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : TÉCNICO AGRÍCOLA DE SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO FOI DESTAQUE NO GLOBO RURAL DESTE DOMINGO (27)

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

domingo, 27 de novembro de 2011

TÉCNICO AGRÍCOLA DE SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO FOI DESTAQUE NO GLOBO RURAL DESTE DOMINGO (27)

O Jovem Juninho Tobias, de São sebastião do Umbuzeiro, foi destaque no Globo Rural , que foi apresentado  na manhã deste Domingo (27), pela Rede Globo de   Televisão Confira o Vídeo! Criação de cordeiros é feita sem o uso de medicamentos convencionais

Propriedade trabalha para colocar no mercado um cordeiro precoce. 
Animais são criados em consórcio com a romã. 



A Fazenda Águas da Tamanduá tem o desafio de engordar cordeiros sem usar tratamentos nem alimentos convencionais em pleno sertão do Nordeste. A segunda parte da reportagem explica como é feito o manejo de um rebanho orgânico.
A fazenda trabalha para colocar no mercado um cordeiro precoce, abatido aos quatro meses de idade. Os animais são criados em consórcio com a romã.
“Com toda a biodiversidade, a ovelha pode beliscar acidentalmente uma folhinha, mas, imediatamente, ela desiste. Não é atrativo pra ela”, diz o veterinário Alan Glaybon.
O veterinário Alan Glaybon, responsável pela criação, explica que a biodiversidade está no pasto nativo, uma mistura de gramíneas e leguminosas que aparece naturalmente, aproveitando a adubação e a irrigação da romã. “Há uma gama de espécies leguminosas e gramíneas nativas, que apresentam um valor nutritivo elevado, com teores de proteína oscilando de 15 a 20 ou até mais do que isso, o que supre por completo as exigências de algumas categorias das ovelhas”, esclarece.
O pasto também traz benefício para a romã porque as leguminosas têm capacidade de retirar nitrogênio do ar e transferir para o solo, funcionando como adubo.
Seguindo o conceito da sustentabilidade, as áreas de pastejo são delimitadas por cercas elétricas abastecidas com energia solar. De mamando a caducando, o plantel da fazenda tem perto de mil animais mestiços, que são o resultado do cruzamento das raças santa inês e dorper.
Na propriedade se trabalha com monta natural. Basta soltar os carneiros no meio das ovelhas que o cruzamento acontece rapidamente. Cada estação de monta dura 45 dias. Ao final desse período é dado um descanso de 25 dias para só então recomeçar uma nova estação. Isso vai se sucedendo ao longo do ano. Essa foi a maneira encontrada para ter cordeiro para abate o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!