Assim como as edições da Copa do Mundo, que são realizadas a cada quatro anos, a colheita do Caramuri é feita no mesmo período
Uma fruta típica do Amazonas, porém pouco conhecida, será candidata a nomear a bola da Copa do Mundo de 2014. A pequena Caramuri, com colheita a cada quatro anos e de origem do município de Maués, distante 267 quilômetros da capital, foi sugerida à Adidas por um amazonense, o contador Vaubel Mafra, 57.
A sugestão foi enviada para o ministério dos Esportes, por meio do site do mundial de futebol, para FIFA e à Adidas, que atendeu a sugestão e direcionou para o departamento de marketing.
Nascido em Maués e morando há mais de 12 anos em Manaus, Vaubel decidiu encaminhar a proposta após receber em 2010, ano da Copa (na África do Sul), do irmão que mora em Maués uma sacola com mais de cem frutas de Caramuri.
- Quando era criança eu comia o Caramuri. Assim que vim para Manaus não tive mais como provar e ano passado, quando recebi as frutas do meu irmão, lembrei que a colheita acontece a cada quatro anos, assim como a realização Copa - diz.
A ideia e a coincidência, Vaubel passou a pesquisar o nome das bolas das copas até concretizar a proposta com o nome da fruta, que corre o risco de ser extinta pela forma que é feita a colheita, sendo preciso derrubar a árvore do fruto.
- Temos que conscientizar as pessoas sobre a extinção da fruta, já que ainda é utilizado o método arcaico, com a necessidade de derrubar a árvore. Com a possível escolha tenho certeza que a fruta será valorizada - afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!