google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Prefeita Iris recebe Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em Brasília

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prefeita Iris recebe Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em Brasília


Image 
 
A Prefeita Iris Henrique e a Secretária de Educação Marleide Oliveira receberam na manhã desta quarta-feira (23) o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, no Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília-DF. Além do Prêmio de Gestor Eficiente da Merenda Escolar, o município de Zabelê recebeu o Prêmio de Projeto Destaque do Semiárido.

A premiação contou com a presença do Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, do Presidente do Comitê Gestor da Ação Fome Zero, Antoninho Trevisan, contou também com a presença da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que representou a presidenta Dilma Rousseff.

Em sua oitava edição, o prêmio recebeu 1.082 inscrições. Dessas, 37 foram escolhidas como finalistas e receberam a visita de pesquisadores do FNDE. Além de receber um troféu, os 22 municípios vencedores terão sua experiência divulgada no Observatório de Boas Práticas do portal da Ação Fome Zero (www.acaofomezero.org.br). A premiação é uma iniciativa da ONG Ação Fome Zero em parceria com o Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal, além de outras instituições públicas e privadas.

A premiação visa identificar e disseminar as boas práticas e as experiências bem-sucedidas na gestão da alimentação escolar. É um reconhecimento aos prefeitos e prefeitas que se destacaram na gestão dos recursos públicos voltados à alimentação escolar em 2010.

O método de avaliação do prêmio baseou-se na análise das informações fornecidas pelos gestores públicos sobre cinco aspectos da execução do PNAE, são eles: administrativo financeiro, eficiência nutricional, desenvolvimento local, participação social e valorização profissional de merendeiras.
 
 Image
 
As vinte e duas prefeituras foram premiadas por suas práticas nas categorias Pequenas Cidades, Médias e Grandes Cidades, Valorização Profissional das Merendeiras e Merenda Índigena e/ou Quilombola. E a Prefeita Iris Henrique de Zabelê-PB recebeu a premiação em Projeto Destaque do Semiárido, além de três prefeituras que desenvolvem projetos de alimentação escolar com produtos orgânicos da agricultura familiar e de outro município que utiliza produtos da sociobiodiversidade.

“O estímulo aos hábitos alimentares mais saudáveis devem ser praticados desde os primeiros anos de idade. Nesta fase da vida as crianças necessitam de uma combinação adequada de nutrientes para promover o desenvolvimento cognitivo, motor e físico de forma correta. Com este consumo adequado e monitorado pelo nutricionistas as crianças tem mais facilidade para assimilar o conhecimento e, consequentemente, apresentar melhor desempenho escolar”. Afirma a Prefeita Iris Henrique, em que complementa sua fala dizendo que “o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar representa o reconhecimento fruto de um grande trabalho que vem sendo desenvolvido nestes últimos três anos em Zabelê. No momento desta premiação, lembro de imediato dos principais envolvidos neste trabalho, a exemplo das merendeiras, nutricionista, equipe de apoio, Conselho de Alimentação Escolar – CAE, da Secretaria de Educação e de toda a Comunidade Escolar, pois todos estes, são agentes fundamentais no processo de execução e garantia de uma boa alimentação escolar para nossas crianças. Que continuemos a avançar sempre. Por fim, ofereço este Prêmio ao Vice-prefeito José Henrique Neto (Seu Dezinho), falecido em 15/11/2011”. Desabafa a Prefeita Iris Henrique.

“Este ano, muitas prefeituras premiadas têm uma expressiva participação com produtos oriundos da agricultura familiar e da sociobiodiversidade, o que demonstra a responsabilidade de prefeitos e prefeitas com a qualidade da alimentação dos seus estudantes, com respeito aos hábitos alimentares locais, evidenciando também o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico regional. São exemplos a serem seguidos por todos os gestores públicos do Brasil”, destacou Florence.

“Uma grande contribuição que o Brasil deu para o mundo é o estabelecimento da articulação entre a alimentação escolar e a agricultura familiar. Uma agenda que valoriza a produção sustentável e local, com o fortalecimento das cadeias locais, tem se constituído como uma parceria importante dentro do PNAE”. Afirmou a Ministra Tereza Campello.
 
 Image
 
“Este é um prêmio que entregamos para os prefeitos e prefeitas, mas temos que lembrar de homenagear também as merendeiras e as nutricionistas que são fundamentais para garantir a qualidade da alimentação”. Antoninho Trevisan destacou também que o principal objetivo do prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar vai além de reconhecer as boas práticas na gestão da alimentação escolar. “Queremos que o prêmio sirva como um disseminador das boas práticas, queremos que mais prefeituras assumam a bandeira de garantir para seus estudantes uma boa alimentação, com qualidade e diversidade”.
Confira os municípios vencedores em cada categoria do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2011:

1) Pequenas cidades: Brasilândia do Tocantins (Tocantins), Pintadas (Bahia); Alto Horizonte (Goiás), Coimbra (Minas Gerais) e Mercedes (Paraná)

2) Médias e grandes cidades: Rio Branco (Acre), Cabedelo (Paraíba), Maracaju (Mato Grosso do Sul), Itaguaí (Rio de Janeiro) e Rio do Sul (Santa Catarina)

3) Valorização profissional das merendeiras: Castanhal (Pará), Ipaumirim (Ceará), Guarantã do Norte (Mato Grosso), Orizânia (Minas Gerais) e Concórdia (Santa Catarina)

4) Merenda indígena e/ou quilombola: Paragominas (Pará), São Bento do Una (Pernambuco), Araruama (Rio de Janeiro) e São Lourenço do Sul (Rio Grande do Sul)

5) Projeto destaque do Semiárido: ZABELÊ (Paraíba)

6) Destaques merenda com produtos orgânicos da agricultura familiar: Areia (Paraíba), São Francisco (Paraíba) e Paragominas (Pará)

7) Merenda com produtos da sociobiodiversidade: Rio Branco (Acre).Com Geordie Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!