12/05/2011 08:33
A Secretaria Estadual de Segurança Pública espera cumprir 60 mandados de prisão e de busca e apreensão nesta quinta-feira (12) na Operação Mandacaru. Cerca de mil policiais estão nas ruas do bairro de João Pessoa, desde as primeiras horas do dia. Dez pessoas foram presas até o momento e conduzidas para a Central de Polícia. O caso foi destaque no Bom Dia Brasil.
Também foram apreendidas drogas, principalmente crack, armas de fogo e até armas de brinquedo usadas em assaltos na Capital.
O objetivo é fazer uma varredura em casas da região em busca de armas, drogas e desarticular pontos que estariam sob o controle de traficantes. Algumas comunidades do bairro Padre Zé também estão sendo inspecionadas.
A Operação Mandacaru foi desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual, em conjunto com as Polícias Civil, Militar e Federal.

A inspeção nos bairros também conta com o apoio de um cão farejador e de um helicóptero do Grupo Tático Aéreo de Pernambuco, no cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão.
Os policiais foram às ruas depois de um trabalho de inteligência feito pela Secretaria de Segurança Pública do Estado desde janeiro em parceria com o Ministério Público. As investigações pretendem diminuir os índices de criminalidade em Mandacaru, que hoje é um dos bairros mais violentos da Capital.
Os resultados oficiais da operação só serão anunciados à imprensa às 11h por meio de nota da Secretaria de Segurança Pública. Uma entrevista coletiva com o secretário Cláudio Lima acontece à tarde.
Números da violência
De acordo com as estatísticas da secretaria, em 2010 foram registrados 64 homicídios na região de Mandacaru, que tem atualmente uma população de 14.825 habitantes, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2011, foram computados 23 assassinatos, entre os meses de janeiro e abril. Karoline Zilah
Fotos: Walter Paparazzo
.
Fotos: Walter Paparazzo
.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!