google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Ministério homologa decreto em 32 cidades

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 30 de outubro de 2010

Ministério homologa decreto em 32 cidades

O Ministério da Integração Nacional decretou Situação de Emergência (SE) em 32 municípios paraibanos devido à estiagem dos últimos meses que atingiram as regiões do Sertão e do Cariri. A falta de chuva comprometeu, principalmente, as plantações e a produção de ração animal. Outras 35 cidades aguardam o processo de homologação de SE por parte do Governo Federal. Os números são da portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil.  
Cajazeiras, São José do Rio do Peixe, Taperoá, Sumé, Santa Cruz, Conceição, Cachoeria dos Índios e Barra de São Miguel estão entre os 32 municípios em situação de emergência. O gerente executivo estadual de Defesa Civil, coronel Sinval Pinheiro Borges, afirmou que as cidades ainda estão aguardando os recursos do Governo Federal. “Infelizmente, não temos previsão de quando Brasília irá enviar o auxílio. Enquanto isso, cada município terá que aguentar a situação com os recursos próprios”, explicou.
PREJUÍZOS
A estiagem prolongada que afetou o Sertão e o Cariri causou grandes prejuízos aos municípios daquela região. 
“As produções de grãos de feijão, algodão e milho foram as mais afetadas. Mas os animais também sofreram muito com a estiagem, muitos morreram de fome por falta de ração”, afirmou Borges. Devido a essa situação, mais de 100 municípios continuam recebendo auxílio de carros-pipa, uma vez que não é necessário a homologação de situação de emergência por parte do Governo Federal para receber ajuda desse recurso.
Entretanto, o coronel Sinval Pinheiro Borges está confiante que as chuvas que começaram a cair vão amenizar a situação. Após quase cinco meses de estiagem, mais de 30 municípios paraibanos registram 100mm, algo incomum para essa época, pois o período de chuvas naquela região tem início apenas no mês de dezembro. 
“Houve cidades em que os açudes encheiram e barragens sangraram, por isso tudo indica que a estiagem já está sendo aliviada. Acredito que não haverá mais solicitações de situação de emergência nos próximos meses”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!