google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Chove forte no Sertão e no Cariri da Paraíba

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 23 de outubro de 2010

Chove forte no Sertão e no Cariri da Paraíba

Apesar de o mês de outubro não ser considerado propício à ocorrência de chuvas na Paraíba, 21 municípios do Estado registraram precipitações ontem, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Em alguns casos, as chuvas atípicas terminaram provocando até prejuízos. A previsão dos meteorologistas é de que as chuvas continuem ocorrendo de forma irregular nas regiões do Sertão e Cariri paraibano. 
Em Cajazeiras, uma árvore caiu e danificou duas barracas comerciais e a rede elétrica na Rua Juvêncio Alves no centro da cidade, atingindo dois moradores da residência durante uma chuva de 56 milímetros, acompanhada de uma forte ventania. O acidente aconteceu em frente às agências dos Correios e do Banco do Brasil. Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros para desobstruir a rua e retirar os galhos da árvore. João Bosco de Lira, 74 anos, e Djalma Pessoa Ferreira, 51, tiveram lesões leves e foram levados para o Hospital Regional do município. 
Em São Mamede, onde choveu 58 milímetros, as águas chegaram a invadir parcialmente residências da periferia da cidade. Os maiores índices pluviométricos foram registrados no município de Pombal, com mais de 85 milímetros. Já no Cariri, em municípios como Sumé (51 mm), a chuva foi acompanhada por relâmpagos e ventos fortes e assustou os moradores. O comerciante João Alberto Rodrigues, 42, contou que por algumas horas a força dos raios fez cair a energia da cidade. “A chuva foi rápida, mas deu para molhar bem a terra. O que foram grandes foram os trovões”, comentou. No município de Paulista, no Sertão do Estado, a chuva caiu por cerca de 50 minutos. “O Sertão se alegrou um pouco. Uma calma e demorada chuva passou pela cidade baixando o calor e a poeira”, comentou um dos moradores da cidade, Mateus Dias. 
Conforme a Aesa, esses municípios registraram em média de 10 a 15 milímetros durante os mês de outubro. Mas de acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as precipitações aconteceram devido a instabilidades geradas por uma frente fria localizada na Bahia. “E isso fez com que fossem geradas nuvens em alguns pontos da região Nordeste. Mas continuamos com a perspectiva de que ocorram chuvas isoladas nas próximas semanas, tanto no Sertão como no Cariri”, adiantou a meteorologista.
Embora as chuvas tenham alimentado as esperanças de muitos paraibanos, mais de 70 cidades do Estado já decretaram situação de emergência e 130 estão sendo abastecidas por carros-pipa.J.P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!