Começa na próxima segunda-feira (20) a Semana do Imóvel Usado, ação promovida pela Caixa Econômica Federal (CEF) que pretende viabilizar a compra de imóveis usados de até R$ 150 mil por meio de financiamentos da instituição. O evento, que terá lugar no Shopping Tambiá das 9h às 21h, seguirá até a sexta-feira (24) reunindo 20 stands de imobiliárias credenciadas pela Caixa. A expectativa é de pelo menos R$ 30 milhões em financiamento.
“O mercado tem produzido muitos imóveis novos, o que está criando um estoque de usados, que são bem mais em conta. A ideia é justamente concentrar as vendas nesse tipo de imóvel”, justificou o superintendente da Caixa na Paraíba, Elan Miranda, que afirmou ainda que mil imóveis estarão à disposição durante o evento.
No caso de um imóvel usado, o superintendente explica que o banco só financia 80% de seu valor de avaliação, sendo que os outros 20% podem ainda ser arcados pela Caixa por meio de alguma outra linha de crédito.
“É interessante que os visitantes já tragam consigo RG, CPF, os três últimos comprovantes de renda, um comprovante de residência e certidão de casamento, se for o caso. Com isso, já poderemos fazer a avaliação do imóvel e até assinar contrato durante a semana”, lembrou Elan.
A única ressalva, segundo ele, é que o valor das prestações não pode ultrapassar em 30% o da renda familiar. Firmado o contrato, o comprador só precisará efetuar o pagamento da primeira parcela em janeiro de 2014, tendo um prazo de até 30 anos para pagar o imóvel.
Para o corretor de imóveis Alexei Garcia, adquirir um imóvel usado pode ser bem vantajoso economicamente, uma vez que ele é, em média, 30% mais barato que o novo. No entanto, o comprador precisa ter alguns cuidados para não ter uma dor de cabeça no futuro. “Tem que conferir as partes hidráulica e elétrica, a fachada, enfim, toda a parte estrutural da edificação, do contrário esse comprador pode ter que gastar bem mais posteriormente”, alertou.
Já o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado da Paraíba (Sindimóveis-PB), Ubirajara Marques, explica que a região mais propícia de se encontrar opções na faixa de preço proposta pela Caixa é a Zona Sul da cidade. “Podemos citar o José Américo, Geisel, Colibris e Mangabeira. Próximo à praia acho difícil”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!