google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Como usar a cana-de-açúcar na alimentação de vacas leiteiras

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 28 de maio de 2013

Como usar a cana-de-açúcar na alimentação de vacas leiteiras

A cana-de-açúcar é utilizada para diversas finalidades, sendo que a produção de açúcar e álcool é o que mais predomina na economia nacional, gerando empregos e renda na área rural. A disponibilidade de mudas das variedades com as características recomendadas pela pesquisa para uso na alimentação de bovinos de leite tem sido um grande entrave nas regiões onde a cultura não é plantada em larga escala. Trabalhos de pesquisa feitos pelos pesquisadores da Embrapa mostram que a digestibilidade expressa em FDN (Fator de digestibilidade neutra) é fundamental para a conversão alimentar em leite ou carne. A forma mais comum da utilização da cana-de-açúcar na alimentação de bovinos tem sido o corte diário e fornecimento aos animais, e a picagem do material in natura e o seu fornecimento com adição de 1% de uréia, é a mais utilizada.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), em parceria com produtores locais, Secretaria Municipal de Agricultura e produtores rurais do município do Carmo vem utilizando novas mudas de cana-de-açúcar com finalidade forrageira para substituição das antigas variedades por outras mais precoces, mais ricas em açúcar, com maior produção agrícola e melhor digestabilidade para os animais. Escolher a variedade de cana forrageira adequada é fundamental para a produtividade do leite, pois além de suprir a necessidade alimentar dos animais ela também favorece o número de partos, o que aumenta a produção de leite. A pecuária leiteira do Estado do Rio de Janeiro é desenvolvida em várias regiões, sendo que em sua maioria a cana-de-açúcar tem sido alternativa alimentar na época seca do ano, onde as pastagens são extremamente fracas, devido à falta de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!