google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Veja como o chocolate pode ajudar sua saúde

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

domingo, 24 de abril de 2011

Veja como o chocolate pode ajudar sua saúde



chocolate
Protege o coração, impede o acúmulo de gordura nas artérias, atua no sistema nervoso central, age como antidepressivo, diminui o colesterol ruim e tem um sabor gostoso. Esse é o chocolate, que é largamente consumido pelos brasileiros nessa época da Páscoa. Esse alimento pode trazer diversos benefícios à saúde, mas desde que consumido com moderação, já que pode causar obesidade e levar a problemas no sistema digestivo.
O chocolate possui dois ingredientes extraídos da semente de cacau: a manteiga de cacau - rica em gordura - e a massa de cacau – que possui flavonoides, substâncias antioxidantes que trazem benefícios à saúde.
Os flavonoides, que também estão presentes no vinho, têm a capacidade de reduzir o colesterol ruim, explica o cardiologista Daniel Magnoni, nutrólogo do Hospital do Coração de São Paulo.
Além disso, essas substâncias estimulam a comunicação entre os neurônios, evitam o envelhecimento celular e protegem o sistema cardiovascular, já que impedem a deposição de gordura nas artérias.
Dessa maneira, os melhores chocolates para a saúde são aqueles que trazem mais massa de cacau e menos manteiga de cacau, diz a nutricionista Camila Ragne Torreglosa, do HCor. E como o chocolate amargo é o que mais possui a massa de cacau, ele é o mais benéfico para saúde.
- O amargo é mais rico em substâncias antioxidantes, principalmente aqueles que têm de 70% a 80% de cacau.
Já o chocolate branco, explica Camila, é feito basicamente de manteiga de cacau, leite e açúcar, e, por isso, não possui as substâncias antioxidantes.
- As pesquisas que deram resultados positivos foram com o chocolate amargo. Com relação ao chocolate ao leite, que têm menos massa de cacau, os benefícios são insignificantes.
Excesso
O principal problema do chocolate, no entanto, é o exagero. Rico em açúcar e gordura, a guloseima pode causar obesidade, elevar a taxa de glicemia no sangue e levar a problemas gastrointestinais, como irritações no estômago e intestino.
O excesso é prejudicial até mesmo para alimentos considerados saudáveis, explica a médica Nídia Pimenta Bassit, da Divisão de Doenças Transmitidas por Alimentos da Secretaria de Saúde de SP.
- Até um alimento que tem alto valor nutritivo, se você atua com fanatismo e come só aquilo, ele vai ser ruim para a saúde. O ideal é manter uma dieta variada e equilibrada, mas também que dê prazer e seja saborosa, porque isso faz parte do bem-estar.
É aí que entra o chocolate, diz Nídia, como uma opção ao lado de uma série de outros alimentos.
A médica explica, no entanto, que não existe um consenso sobre a quantidade limite que deve ser consumida em um só dia. Isso depende muito da receita de cada chocolate e da quantidade de açúcar e gordura.
Nesse caso, a dica de Camila, nutricionista do Hcor, é ficar atento aos rótulos dos produtos. Para um chocolate amargo de 500 g que contenha ao menos 70% de cacau, a recomendação é de que seja consumido em dez dias. Esse produto pode conter, em média, 2.500 kcal.
Nídia pede ainda que as pessoas fiquem atentas aos chocolates diet, que são feitos para quem tem restrição ao açúcar. O problema desses produtos é que, como não possuem açúcar, os fabricantes colocam mais gordura para atingir a consistência cremosa de chocolate.
Alguns chocolates diet são mais calóricos que o normal. Então é sempre bom olhar o rótulo para ver a quantidade de calorias. Mas o melhor é sempre o amargo, desde que em quantidade moderada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!