google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Cooperação entre Brasil e Holanda pode trazer projetos para a pecuária leiteira

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 30 de novembro de 2013

Cooperação entre Brasil e Holanda pode trazer projetos para a pecuária leiteira

Pesquisadores da Universidade de Wageningen, uma das mais importantes da Europa, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Embrapa Gado de Leite identificam áreas de interesse comuns para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria. Reconhecida pela excelência nas pesquisas em pecuária leiteira, a universidade holandesa pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico do setor no Brasil.
A cooperação internacional entre as instituições já foi estabelecida durante um encontro no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa. Os pesquisadores debateram questões ligadas à genética animal e reprodução, nutrição e sistemas de produção animal, qualidade e segurança alimentar e processamento dos alimentos.
Após o levantamento das áreas de interesse para pesquisa, a Federação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) fará uma chamada para financiar parte dos projetos. O Brasil deve entrar com metade dos recursos e a outra seria custeada por instituições holandesas. A Universidade de Wageningen, a UFV e a Embrapa ficariam responsáveis por desenvolver os projetos, com o envolvimento de instituições privadas brasileiras.

Para o reitor da Universidade de Wageningen, Alt Dijkhuizen, “o Brasil é o mais importante produtor agrícola do mundo e a Holanda exporta inovações para o setor; se combinarmos nossas forças podemos fazer muita coisa boa para produção de alimentos”, afirma.
A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares afirma que a aproximação entre as Universidades irá possibilitar a criação de novos produtos e processos tecnológicos voltados para a produção de alimentos. “Nós temos grande expectativa em relação a esta parceria”, conclui.
Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marco Antônio Machado, a pecuária de leite pode lucrar muito na parceria com os holandeses. “O Brasil já desenvolveu excelência na produção de grãos; laranja; carne bovina, suína e aves; algodão; cana de açúcar etc. A pecuária de leite precisa ainda ser muito desenvolvida no país, onde há grande demanda por tecnologias. A Universidade de Wageningen, a maior instituição de pesquisa agrícola na Europa, detém grande know-how nesta área e essa parceria internacional irá otimizar nossas ações de pesquisa” diz Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!