google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Chuveiro sustentável recicla água do banho e economiza até 80% de energia

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Chuveiro sustentável recicla água do banho e economiza até 80% de energia


Chuveiro sustentável recicla água do banho e economiza até 80% de energiaTodos sabemos que a água, um dos recursos naturais fundamentais para a sobrevivência de todos os seres vivos, está cada vez mais escassa no nosso planeta. Então, como resolver um problema que afeta milhões de pessoas no mundo todo? Se depender da companhia sueca Orbital Systems, a solução vai começar aí, dentro da sua casa, graças a um chuveiro inteligente que recicla a água do banho enquanto você se lava.

O OrbSys Shower adota um sistema de purificação de alta tecnologia semelhante ao que é usado pelos astronautas da Estação Espacial Internacional – em órbita, a água utilizada para se lavar é reciclada e usada novamente na lavagem e consumo. Aqui na Terra, o dispositivo tem um mecanismo baseado no conceito de "circuito fechado", no qual a água que cai do chuveiro e vai parar no ralo é purificada instantaneamente para o padrão de água potável e, em seguida, bombeada de volta para o chuveiro.

O designer industrial Mehrdad Mahdjoubi, criador do projeto, afirma que esse sistma de filtragem remove 99,9% das bactérias e micro-partículas encontradas na água, reduz o consumo de energia em 80% (cerca de US$ 1.000 ao ano por pessoa) e pode gerar uma economia de mais de 90% no uso do líquido.

Ao contrário dos chuveiros convencionais, o OrbSys Shower funciona de forma independente, tornando seu mecanismo mais eficaz porque tem fluxo mais estável e exerce uma maior pressão de água. Por isso a possibilidade de reutilizá-la: a maioria das pessoas prefere tomar banhos quentes. Então, como a filtração é automática, a água não perde muito calor no processo até retornar ao chuveiro.

"Todos devem economizar os recursos naturais o quanto puderem, e esses chuveiros seriam ainda mais benéficos para as pessoas que vivem em áreas com escassez de água. Se tais sistemas funcionam no espaço, não vejo porque eles não poderiam ser tão eficientes na Terra", disse Mahdjoubi à CNN. Os chuveiros foram testados com sucesso este ano em uma casa de banho do litoral da Suécia, onde mais de mil banhistas se lavaram todos os dias.

A tecnologia de purificação do OrbSys Shower poderia ter um impacto ainda maior se aplicada em outros dispositivos que fazem uso da água, como torneiras e bebedouros em locais públicos – principalmente em países onde existem doenças ligadas à água contaminada. "O próximo passo é levar o sistema ao maior número de pessoas. Não é apenas para reduzir o desperdício da água, mas sim ter consciência de como usar os recursos naturais do nosso planeta", conclui Mahdjoubi.





Da Redação
com Canal Tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!