google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Urtigas preocupa banhista no litoral da Paraíba

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Urtigas preocupa banhista no litoral da Paraíba

Quem passar pela Praia do Bessa, em João Pessoa, deve ter cuidado nas plantas com as quais tem contato. Isso porque a área próxima ao calçadão está cheia de urtigas.

A pequena Gabriela Palucci, de 7 anos, foi uma das vítimas da planta que causa vermelhidão, coceira, ardência e, algumas vezes, até lesões. “Quando eu pisei na urtiga, começou a coçar muito. A mamãe jogou água bem gelada”, explicou a menina.

A urtiga pode ser identificada pelos pequenos pelos. Segundo o professor de toxicologia da Universidade Federal da Paraíba Emerson Yuri, a ponta desses pelos têm vesículas que contêm uma série de substâncias, a exemplo do ácido fórmico e da histamina.

“O contato [com essas substâncias] induz reações alérgicas. Dependendo da pessoa, essas reações podem ser leves, moderadas ou graves, se a pessoa já tiver sensibilidade a alguma dessas substâncias”, comentou.


Emerson recomenda que, ao entrar em contato com uma urtiga, a pessoa procure um dermatologista. De acordo com ele, quanto mais o paciente coçar, maior fica a urticária. “Para amenizar de forma inicial, é bom fazer uma compressa com água gelada, sem esfregar o local. Colocar uma solução de bicarbonato de sódio pode amenizar as urticárias”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!