google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Seca mata rebanho leiteiro e tradicional festa do queijo é cancelada por falta do produto no Cariri. Confira!

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Seca mata rebanho leiteiro e tradicional festa do queijo é cancelada por falta do produto no Cariri. Confira!

A seca prolongada em algumas regiões da Paraíba e a perda do rebanho em quase 100%  motivaram o cancelamento da quinta edição da tradicional festa do queijo, no município de Boa Vista, no Cariri paraibano.


O evento estava marcado para ocorrer no final de abril deste ano.

O município, que fica a 177 km de João Pessoa, ostentava o título de maior bacia leiteira da região e produzia o melhor queijo coalho da Paraíba, conforme atestaram alguns especialistas gastronômicos.

A não realização do evento acarretará em um abalo financeiro na economia local de cerca de 60%, conforme apontou um levantamento feito pela Prefeitura de Boa Vista. “A festa já integra o calendário da região. Muitos comerciantes informais lucram com o evento. São diversas barracas de cachorros quentes, lanches em geral, bebidas e etc, que infelizmente vão deixar de ganhar um dinheiro extra”, disse Antônio Izidro, secretário de Comunicação da cidade.

O município é um dos 195 que tiveram situação de emergência decretada pelo Governo do Estado. Devido à escassez de chuvas, o Ministério da Integração Nacional renovou a situação de emergência de Boa Vista.

O prefeito Edvan Pereira Leite (PSDB) relembrou que é de responsabilidade dos poderes públicos buscarem soluções para minimizar o sofrimento da população rural atingida pela seca. “Boa Vista não dispõe, sozinha, de recursos e meios necessários para solucionar os graves problemas enfrentados na maior seca dos últimos anos. É preciso oferecer condições para que o homem do campo não seja obrigado a abandonar suas terras, diante da crise”.

Sobre o cancelamento da festa do queijo, o prefeito disse que “é inadmissível, por exemplo, realizar uma festa em um período como esse, tendo toda região nordestina e a população prejudicada com a falta de chuvas”.

Por Hyldo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!