google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Pesquisa gera hipóteses para orientar futuros estudos sobre a base genética da infertilidade masculina

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

domingo, 14 de abril de 2013

Pesquisa gera hipóteses para orientar futuros estudos sobre a base genética da infertilidade masculina


Pesquisa revela presença de alterações no genoma de homens inférteisPesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, analisaram o genoma de homens inférteis e descobriram alterações no número de cópias da informação genética de forma mais frequente do que em indivíduos não afetados.
O estudo identifica alterações recorrentes como potenciais causas de infertilidade e gera hipóteses para orientar futuros estudos sobre a base genética da infertilidade masculina e os resultados de fertilização in vitro.
A investigação utilizou recentes tecnologias para analisar o genoma de mais de 300 homens inférteis.
Segundo a líder da pesquisa Alexandra Lopes, as duplicações e deleções da informação genética foram localizadas nos cromossomas sexuais (X e Y), mas também nos cromossomos restantes, em genes importantes para a formação dos gametas masculinos.
Os resultados vão ao encontro da teoria defendida por estes investigadores de que a produção de espermatozoides pode ser afetada por um conjunto de diferentes alterações genéticas, em que cada alteração é encontrada num número reduzido de homens inférteis, sendo portanto difícil de identificar através de análises genéticas clássicas.

A investigadora esclarece que foram encontradas "várias alterações genéticas diferentes, cada uma delas partilhada por um reduzido número de indivíduos, ou mesmo única no grupo. Por exemplo, a deleção do gene DMRT1, uma das alterações mais interessantes que encontramos, já que este gene é crucial para a diferenciação sexual masculina, foi detectada em apenas dois indivíduos", afirma.
A equipe ressalta que, apesar deste ser, até à data, o estudo genômico que analisou o maior número homens inférteis, a amostra é ainda modesta comparada com as da maioria dos estudos de associação que se realizaram para outras doenças complexas. Assim, a análise de um maior número de doentes permitirá avaliar melhor a frequência das diferentes alterações.
O objetivo do grupo de investigação é identificar os genes importantes para a fertilidade e as causas genéticas da infertilidade masculina. Este conhecimento permitirá otimizar o diagnóstico, o acompanhamento terapêutico destes doentes e o aconselhamento do casal no recurso a terapias como fertilização in vitro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!