google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Paraíba lidera produção de abacaxi e introduz nova variedade da cultura

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Paraíba lidera produção de abacaxi e introduz nova variedade da cultura

Nesta quinta-feira (10), o engenheiro agrônomo da Emater Leôncio da Costa Vilar e o coordenador de operações da empresa, Jailson Lopes da Penha, farão uma visita técnica a uma unidade demonstrativa de abacaxi da variedade Vitória, no município de Itapororoca.

O objetivo é observar o desenvolvimento de 68 mil mudas dessa nova variedade, que é resistente à fusariose – doença que acomete o fruto, provocando perda de cerca de 40% da produção.

De acordo com Vilar, que é um dos maiores especialistas da cultura em nível nacional, a Paraíba continua liderando a produção de abacaxi. “E, no que depender do Governo do Estado, não vai perder essa condição”, afirmou.

Com esse intuito, segundo ele, a Emater, por meio de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), adquiriu as mudas do abacaxi Vitória e fez um plantio em janeiro de 2010 – que atualmente passa por processo de tratos culturais com efeito multiplicativo, para atingir em torno de 300 mil mudas. “A intenção é distribuir as novas mudas entre agricultores familiares de dez áreas de assentamento na região polarizada por Itapororoca”, disse Vilar.

A nova cultura, conforme o técnico, é uma alternativa para diminuir os índices de perdas na variedade Pérola, atingida pela fusariose na maioria dos municípios produtores. “Com isso, a Emater vai garantir a permanência da Paraíba no ranking nacional da produção de abacaxi e promover benefícios como o barateamento dos tratos culturais, a redução de aplicação de produtos químicos e, o que é melhor, a preservação do meio ambiente”, ressaltou.

Os municípios paraibanos que lideram a produção de abacaxi são: Itapororoca, Araçagi, Santa Rita, Pedras de Fogo e Lagoa de Dentro.

Portal Midia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!