google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Aparelho eletrônico previne úlceras de pressão

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Aparelho eletrônico previne úlceras de pressão


Pesquisadores do Instituto de Engenharia do Porto (INESC), em Portugal, criaram um equipamento microeletrônico que auxiliar as equipes de enfermagem a prevenir o aparecimento das úlceras de pressão em pacientes privados de movimentos.
Segundo eles, monitorar 10 pacientes acamados através do aparelho, chamado Movinsense, exige cerca de 30% do investimento necessário para comprar 10 colchões com sensores de pressão, que são atualmente os dispositivos mais comuns para prevenir as úlceras de pressão.
O aparelho é pequeno, leve e simples, o que permite sua colocação no peito do paciente que está sem a capacidade de se movimentar sozinho.
Úlceras de pressão
O aparelho registra a posição do paciente e comunica via wireless com as equipes de enfermagem, alertando-as sempre que é necessário reposicionar o enfermo.
Esta tarefa deve ser executada em média de duas em duas horas, mas o intervalo preciso deve ser definido de acordo com a condição de cada paciente.
O objetivo é prevenir o aparecimento das úlceras de pressão, um tipo de ferida facilmente evitável e que, por isso, é consensualmente considerada um erro clínico.
O problema é que, uma vez que surgem, tratamento das úlceras de pressão é dispendioso e demorado.
Monitorar o paciente
O MovinSense é um equipamento pioneiro no mercado, uma vez que ele monitora o paciente e não a cama.
Ele também permite eliminar a transmissão oral da informação entre os técnicos de saúde,de forma a evitar os erros clínicos que conduzem ao aparecimento das úlceras.
O dispositivo pode incluir uma ficha para cada paciente e alertar para outras informações importantes, como, por exemplo, o horário de administração de medicamentos.
O sistema requer a compra de um único aparelho emissor e de tantos aparelhos receptores quantos forem os pacientes a monitorar. Cada aparelho tem um custo de 400 euros e uma bateria com autonomia para mais de uma semana.
Os pesquisadores criaram uma empresa, a Tomorrow Options, que atualmente está negociando as primeiras vendas com hospitais da Suécia, EUA e Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!