google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : 'Formiga louca' que seria brasileira causa prejuízo milionário nos EUA

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 11 de junho de 2013

'Formiga louca' que seria brasileira causa prejuízo milionário nos EUA


'Formiga louca' que seria brasileira causa prejuízo milionário nos EUA
Uma espécie de formiga invasora está causando prejuízos em pelo menos quatro estados americanos, apontam jornais e sites de notícias dos EUA. Elas comem de tudo e atacam aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e TVs, afirma o site "ABC News", da rede de televisão americana "ABC".

Pequenos animais também não estão a salvo do inseto, da espécie Nylanderia fulva. Ela é chamada popularmente de "formiga louca", de acordo com o "ABC News".

Só no Texas, as formigas causaram prejuízo de US$ 146,5 milhões em equipamentos eletrônicos em um ano, informa o "ABC News". Elas também foram encontradas na Flórida, no Mississippi e na Louisiana, de acordo com os veículos de imprensa.

Os insetos são minúsculos e provavelmente foram levados aos EUA de forma involuntária por pessoas vindas da Argentina e do Brasil, diz o "ABC News". O tamanho diminuto facilita que milhões de formigas se escondam dentro de um laptop, por exemplo, dizem os jornais.

O nome "formiga louca" foi dado porque a trilha que o animal deixa conforme se alimenta é confusa e errática, dizem os jornais americanos.

Primeiro registro

O primeiro registro da Nylanderia fulva nos EUA foi na cidade de Houston em 2002, afirma o jornal britânico "Daily Mail". O pesquisador Ed LeBrun, da Universidade do Texas, disse ao periódico que as formigas onívoras atacam e matam outras espécies, além de monopolizar fontes de comida, causando problemas ao ecossistema em que estão inseridas.

Formiga rainha da espécie 'Nylanderia fulva', vista de frente 
Produtos químicos que matam insetos comuns não funcionam contra as "formigas loucas", diz o "Daily Mail". O jornal aconselha às pessoas que encontrarem os animais em suas casas a chamarem empresas especializadas no controle de pestes para se livrar do bicho.

Ao atacarem um equipamento eletrônico, as formigas são eletrocutadas e emitem um odor no ar que atrai outras da mesma espécie. Numa série de "ataques", em que tentam "devorar" fios e componentes, as formigas mortas vão se amontoando no aparelho e eventualmente causam um curto-circuito, diz o "ABC News".

Formiga rainha da espécie 'Nylanderia fulva', vista de lado (Foto: Divulgação/Joe MacGown/Museu Entomológico de Mississippi)
Pesquisadores afirmam que as formigas não conseguem sobreviver em ambientes muito secos ou frios. Estes insetos não possuem picadas dolorosas, mas causam prejuízos e invadem carros, casas, aparelhos eletrônicos e outros locais com facilidade, dizem os cientistas.

'Formigas loucas' percorrem mão de americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!