google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Alternativas de alimentação para caprinos e ovinos em áreas do semiárido

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Alternativas de alimentação para caprinos e ovinos em áreas do semiárido

A produção de alimento volumoso para rebanhos de caprinos e ovinos em época seca pode ser implementada com o uso de cultivares de sorgo, milheto e girassol, espécies com boa resistência às condições climáticas do semiárido nordestino. Com esses alimentos é possível promover técnicas de ensilagem e formatar dados sobre produtividade, além do rendimento de animais submetidos a dietas em que elas foram utilizadas.
O pesquisador Henrique Antunes ressalta que essas espécies mais resistentes à falta de água podem ser fontes mais utilizadas para produção de volumoso na região Nordeste. Ele diz que “Fizemos plantios em fevereiro e mesmo com o chamado 'veranico', um período sem chuvas de cerca de 30 dias entre aquele mês e março, a produtividade foi boa”, ressaltou.
As experiências desenvolvidas apresentaram as variedades de milheto BRS 1501 e girassol Embrapa 122, além do híbrido sorgo BRS 610, todos desenvolvidos pela Embrapa. Essas três cultivares podem se desenvolver com índices de chuvas que variam de 300 a 400 milímetros em uma época chuvosa, no caso do milheto; 450 a 550, no caso do girassol; de 500 e 600 milímetros para o sorgo. “Em 2013, mesmo com uma média de chuvas abaixo de 500 milímetros aqui na nossa região, tivemos bons resultados”, explicou Henrique.

Os pesquisadores também confirmaram que as espécies são vantajosas para sistemas de produção pelo fato de, além de serem alternativas para nutrição animal, terem outros potenciais: o girassol como fonte de biodiesel e pasto para apicultura, o milheto para cobertura de solo, o sorgo para produção de etanol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!