google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Um jeito de combater os fungos que atacam a mangueira plantada no nordeste

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Um jeito de combater os fungos que atacam a mangueira plantada no nordeste


Dois fungos de nome complicado, Botryodiplodia theobromae e Fusarium subglutinans, estão infestando os pomares de manga da Região Nordeste. A intensidade dos ataques à cultura causou perdas significativas. Segundo a pesquisadora Selma Tavares, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, os produtores precisam estar alertas, principalmente para a adoção de soluções apresentadas pela pesquisa e que não vêm sendo observadas.

Segundo Selma, os problemas causados pelos fungos não são novos. Há pelo menos dez anos eles foram identificados nos pomares da região. O aumento da sua incidência, porém, coincide com a ampliação do uso da técnica de indução floral na cultura da manga. Esta técnica, em virtude das alterações fisiológicas e imunológicas, deixam a planta predisposta à instalação dos fungos.

Nas plantas, o Botryodiplodia e o Fusarium levam ao secamento das inflorescências, a queda das flores – batizada pêlos produtores como pela da mangueira – e impede o pegamento dos frutos. Num estágio mais avançado, leva a planta à morte. Os problemas de perdas de inflorescências tem sido maiores em pomares que recebem os hormônios retardantes paclobutrazol e Etrel, associado à prática do estresse hídrico para a paralisação do crescimento vegetativo da planta. Quanto maior estes estresses, maiores os problemas, garante a pesquisadora.


A pesquisadora, que trabalha na Unidade Embrapa Semi-Árido, diz que a crescente quantidade de plantas doentes pode ser estancada e o fungo controlado. Para isso, enfatiza ela, é preciso que os produtores passem a observar com rigor as recomendações técnicas da pesquisa. Veja na seção FRUTICULTURA deste site, todos os passos para combater o ataque dos fungos nas mangueiras do nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!