google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Municípios do nordeste ganham novos experimentos com algodão

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Municípios do nordeste ganham novos experimentos com algodão


São dez novos experimentos com cultivares e linhagens de algodão herbáceo que acabam de ser instalados nos municípios de Uruçuí, no Piauí; São Raimundo das Mangabeiras e Mata Roma, no Maranhão, pelos técnicos da Embrapa Meio-Norte.
Os experimentos foram implantados com ensaios de Valor Cultural e Uso, Linhagens Finais de Fibras Médias e Longas, além de ensaios Nacional de Cultivares de Ciclo Médio Tardio e Médio Precoce. Segundo o pesquisador José Lopes Ribeiro, o estudo é para identificar  as cultivares e linhagens mais produtivas para o cultivo nos cerrados do Meio-Norte.
Nos últimos 20 anos, a Embrapa Meio-Norte, em parceria com a Embrapa Algodão, que tem sede em Campina Grande, na Paraíba, já desenvolveu e lançou 20 cultivares de algodão herbáceo indicadas para os cerrados do Piauí e Maranhão. As mais recentes são as cultivares BRS Araça, BRS Buriti, BRS 286, BRS 293, BRS 335 e BRS 336.


A produtividade média da cultivar BRS 335 é acima de 4 toneladas por hectare. Já a BRS 336, recomendada tanto para os cerrados como para o semiárido, tem um diferencial: a qualidade da fibra, que varia de 32 a 34 milímetros. As demais cultivares têm produtividade média de 3,8 toneladas por hectare.
No Piauí, em 2012, segundo dados do IBGE, a área colhida com algodão herbáceo foi de 20.781 hectares. A produção chegou a 74.820 toneladas de algodão em caroço. A produtividade média, por hectare, alcançou 3,6 toneladas. José Lopes Ribeiro reconhece que a área plantada no estado ainda é muito tímida.
O pesquisador lembra que o algodão plantado no Meio-Norte só ganhou fôlego na área comercial em 2007, quando a atividade migrou do semiárido para os cerrados, percorrendo um longo caminho recheado de dúvidas quanto à viabilidade do negócio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!