google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Vigilância Sanitária alerta para o consumo de lanches na rua e dão dicas

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vigilância Sanitária alerta para o consumo de lanches na rua e dão dicas

Vigilância Sanitária alerta para o consumo de lanches na rua e dão dicas
Para a Vigilância Sanitária a grande quantidade de ambulantes nas ruas dificulta maior fiscalização

Ao preço médio de R$2,50, é possível comer um salgadinho acompanhado por um suco, uma salada, uma água de coco ou até mesmo uma porção de açaí. Tudo isso sem precisar andar muito, seja em uma esquina ou calçada de uma rua mais movimentada ou nas praças, há sempre um vendedor ambulante por perto. Ao todo, são 120 distribuídos somente no Centro de João Pessoa, conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Com tantos trabalhadores espalhados, a Vigilância Sanitária do Município encontra dificuldades em inspecionar a higienização dos equipamentos e qualidade dos alimentos vendidos ao consumidor.

De acordo com o gerente de Vigilância Sanitária da capital, Alberto dos Santos, as 'carrocinhas de lanche' só são inspecionadas quando o órgão recebe denúncias e, mesmo assim, o vendedor tem apenas o material recolhido. “Eventualmente nós temos ações de intervenção, mas a dificuldade é porque eles estão dispersos, então só atuamos quando recebemos denúncias. O que nós estamos fazendo, no momento, é mais um trabalho junto com a Sedurb, com campanhas de educação e orientação para esses comerciantes”, disse o gerente.

Os ambulantes se defendem e mostram-se preocupados em manter o ambiente de trabalho limpo. Como é o caso do vendedor Geraldo Emanuel da Cruz, que trabalha vendendo sanduíches há 25 anos na rua Marciel Pinheiro, no Varadouro. Ele conta que o cuidado com a conservação dos ingredientes, principalmente a salada e os sucos, é essencial para manter a clientela. “Eu tenho tudo sempre 'fresquinho'. A salada é feita pela manhã, o suco é do mesmo dia e fica acondicionado com gelo em um recipiente de inox. Além disso, trabalho sempre com luvas”, acrescenta.

Assim como Geraldo, a vendedora de água de coco Caroline Gomes, na atividade há apenas três semanas, se diz preocupada com a higiene do carrinho e cuidado ao manusear os alimentos. “A gente nota que o pessoal olha quando vem comprar. Então, é sempre bom deixar tudo limpo”, disse.

O cuidado demonstrado pelos ambulantes é percebido pelos clientes que consomem este tipo de lanche e um dos principais pontos alertados pelos agentes da Vigilância Sanitária. “Pedimos à população que evitem fazer refeições em locais sujos, ou que estejam perto de lixo. Também vejam se o vendedor está com luvas e toucas e se o produto está apresentável”, reforça Alberto dos Santos.






Da Redação com Katiana Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!