google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Novas sementes de uva e maracujá para o cerrado brasileiro

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Novas sementes de uva e maracujá para o cerrado brasileiro


As novas cultivares de uva e de maracujá adaptadas às condições climáticas do cerrado foram lançadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Mato Grosso. A uva que poderá ser usada para suco é a BRS Magna e o híbrido de maracujazeiro azedo BRS Rubi do Cerrado. As cultivares de uva e de maracujá foram desenvolvidas pelos programas de melhoramento genético da Embrapa Uva e Vinho e da Embrapa Cerrados, respectivamente.
A BRS Magna é uma cultivar de uva para suco, que tem como principal característica a ampla adaptação climática, podendo ser cultivada em regiões de clima temperado, como a Serra Gaúcha, ou tropical úmido, como em boa parte do estado de Mato Grosso e do cerrado. Tem um ciclo de produção de médio a precoce, o que possibilita a colheita de duas safras por ano em regiões tropicais.
A nova cultivar apresenta um sabor aframboesado, uma coloração violácea intensa e um alto teor de açúcar – de 17 a 19 ° Brix –, podendo ser utilizada para a elaboração de sucos pura ou em conjunto com outras variedades. Com o peso médio de 200g, o cacho é levemente compactado, a baga tem tamanho de 18mm x 20 mm e a produtividade está em torno de 25 a 30 toneladas/ano.

No caso da nova cultivar de maracujá os dados confirma uma produção aproximada de 50% de frutos de casca vermelha ou arroxeada com peso de 120 a 300 gramas (média de 170g) e rendimento de suco em torno de 35%. Outras características importantes são a melhor resistência ao transporte, maior tempo de prateleira e elevados níveis de resistência às principais doenças do maracujazeiro (virose, bacteriose, antracnose e verrugose).
A comercialização das gemas da BRS Magna e das sementes da BRS Rubi do Cerrado será feita pela Embrapa Produtos e Mercado, escritório de Campinas (SP). No caso da cultivar de uva, os materiais estarão disponíveis a partir de julho de 2013. Os produtores e viveiristas interessados deverão solicitar a reserva de sementes, que estão sujeitas à disponibilidade de estoque. Após o cadastro de reserva, o cliente deverá aguardar o contato da Embrapa, por email. Para mais informações sobre as reservas de sementes: Telefone (19) 3749-8888, fax (19) 3749-8890 ou email sac@campinas.spm.embrapa.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!