google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Estado nordestino é o quarto maior produtor nacional de café

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Estado nordestino é o quarto maior produtor nacional de café


É o estado da Bahia, que nos últimos anos, não só agregou o café à sua produção agrícola, como também se tornou uma das grandes regiões produtoras do Brasil. Essa conquista é resultado da articulação de produtores, pesquisadores e demais segmentos do agronegócio café que, unidos, vêm obtendo resultados positivos nos índices de produção, produtividade e melhoria da qualidade. Como reflexo desse esforço conjunto, hoje a Bahia é o quarto maior produtor de café, atrás de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, alcançando em 2012 volume de 2.164,7 mil sacas, segundo dados da Conab, o que representa 5% da produção nacional.

O estado possui três regiões produtoras principais: Cerrado e Planalto (regiões que concentram café arábica) e Atlântico (especializada em robusta ou conilon). O crescimento mais expressivo ocorria até pouco tempo na região do Cerrado, que usa alta tecnologia, totalmente irrigada, situando-se em torno de 20% ao ano. Recentemente esse crescimento vem se dando também na região do conillon, denominada “Atlântico”, onde alcança a cifra de crescimento de 10% ao ano. Nessa região, dada a proximidade e a troca de conhecimentos tecnológicos com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper - instituição co-fundadora e participante do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, detentora de expertise em conilon  - tem  proporcionado importantes contribuições para o desenvolvimento da cultura.
Para fomentar a atividade cafeeira no Estado, a Secretaria de Agricultura - Seagri, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA (instituição co-fundadora e participante do Consórcio Pesquisa Café) implantou, nos últimos anos, aproximadamente 30 projetos de pesquisa na área de fertilidade do solo, fitossanidade de lavouras, densidade de plantios, competição de variedades e melhoramento da qualidade, por meio de técnicas de processamento.
Segundo o secretário de agricultura do estado, Eduardo Salles, a Bahia possui o maior contingente de agricultores familiares do Brasil (665 mil), e as pesquisas são fundamentais para que eles qualifiquem e aumentem a produtividade, alcançando os patamares dos grandes produtores. “Assim, nossa parceira com as instituições de pesquisa vai ganhar mais força nos próximos anos. Estamos trabalhando para isso, pois sabemos que esse é o caminho”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!