google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : 100 anos: Gonzagão já dizia 'Todo menino toca Asa Branca'; veja vídeos em inglês e coreano

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

100 anos: Gonzagão já dizia 'Todo menino toca Asa Branca'; veja vídeos em inglês e coreano


100 anos: Gonzagão já dizia 'Todo menino toca Asa Branca'; veja vídeos em inglês e coreano
Nesta quinta-feira (13), o sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga completaria 100 anos de idade. Ele saiu de casa ainda jovem para se alistar no exército e só voltou 16 anos depois, já famoso, como o ‘Rei do Baião’.

Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga em diversas composições, explicava que o baião não foi uma criação deles. "O baião é velho como o sertão, tem três, quatro séculos de existência. O que eu fiz com o Luiz foi urbanizar, estilizar, dar características sulinas, colocar aquele ritmo da viola sertaneja e, dentro desse ritmo uniforme, comercial, que o público aceitou tão bem, nós trouxemos os modismos, a história dos nossos irmãos do norte para que os nossos irmãos do sul conhecessem”.

‘Asa Branca’ foi o maior sucesso da dupla. A música tem 85 gravações no Brasil e 17 no exterior. “Asa Branca é uma música tão simples que tem cinco notas só. Todo menino toca Asa Branca”, contava Gonzagão.

Para o filho, o cantor e compositor Gonzaguinha, Gonzagão era um dos artistas mais completos no palco. “Ele possui um domínio violentíssimo sob o público, é uma pessoa que trata o público carinhosamente. Ele é capaz de buscar no fundo do palco uma pessoa que esteja participando menos e colocá-la à vontade. A alegria do meu pai me ensina muita coisa. Quando eu vejo uma praça cheia com ele tocando é, para mim, uma das coisas mais bonitas que tenho da vida”, contava o músico.

Um dos filhos de Gonzaguinha, Daniel Gonzaga, conta que o avô era muito animado. “Chegava aos lugares gritando, dando o chamado dele, batia nas costas de todo mundo, todo muito queria falar com ele. Na intimidade ele tinha essa animação, mas ao mesmo tempo tinha um interesse em saber o que estava acontecendo com os netos”, revela.

Luiz Gonzaga morreu em agosto de 1989, de parada cardiorrespiratória. “Ninguém é eterno. O que a gente ganha a gente não vai levar. Se a gente tem Deus com a gente, o divino mestre se encarrega de colocar as coisas no lugar certo. A gente luta, sofre, suor, lágrimas. Depois passa a viver de emoções”, dizia o sanfoneiro.

VEJA VÍDEOS EM HOMENAGEM AO GONZAGÃO:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!