google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : O Centenário de Luiz Gonzaga

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O Centenário de Luiz Gonzaga

Image

São Sebastião do Umbuzeiro 13/12/2012

É com muita honra que escrevo essas humildes linhas em homenagem a esse grande cantor e compositor da Musica matuta nordestina. O fenômeno Luiz Gonzaga no Nordeste Brasileiro,  é algo selado por todos as gerações vindouras, explicar tal fenômeno é abrir a boca e dela não sair nada se quer uma palavra. 

O nome e a figura deste homem mistura-se com a terra com o mato com as aves e a zoada do chocalho, da melancolia vaca magra, Luiz Gonzaga tem presença marcante no Sertão Nordestino como o sol castigante, que purifica  tudo.

Luiz Gonzaga é tanto em pureza de um povo,  de uma nação que infelizmente está  em extinção; Os sertanejos, são estes homens o alicerce do Brasil.  São os que mais cedo acordam e ao cair da noite se retiram  calados.

Luiz é a voz desses povo tão incompreendido, que não consegue falar e cantar. Luiz  é um invasor  logo cedo de pilha tocava suas musicas espertando o sertanejo para mais um dia de trabalho.

Musicas como Riacho do Navio, Triste Partida, Ovo de Codorna, Asa Branca e tantas outras canções, que invadem o ar de casinhas pequenas de chão batido e de e retrato de Padre Cícero na parede. Luiz é   aquela baforada boa de um braço de judas na porta de casa, onde um cachorro magro roí um osso de dois dias.

Luiz é o filho de Januário Luiz é também dia de feira pó de arroz, farinha, peixe salgado, miudeza, doce, fava, das melhores galinhas gordas e tranças de cordas estendidas na rua.

Luiz é aquela explosão de um forró rela buxo, um gemido de uma sanfona, uma zabumba bem tocada uma boa lapada de cana. É aquela fungadinho cangote.

Luiz Gonzaga do Nascimento natural de cidade de Exú no interior de Pernambuco, que saiu num Pau de Arara  com o seu acordeom pendurado no pescoço que canta e encanta um povo sofredor Nordestino e com ajuda dos diversos compositores que sem eles seria impossível tantos sucessos.
                           
Parabéns Luiz Gonzaga por nos deixar tantas cantigas boas.
              
                                   Professor Jair Avelino.                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!